04/04/2024 às 18h47min - Atualizada em 04/04/2024 às 18h47min

Hemocentro Regional de Campos faz apelo por doadores de sangue do tipo O+

O estoque para esse tipo sanguíneo está em níveis preocupantemente baixos, afetando diretamente o atendimento aos pacientes em diversos hospitais da região

- Redação
PMCG
O banco de sangue do Hemocentro Regional de Campos (HRC) enfrenta um déficit no estoque sanguíneo e necessita, com urgência, de doações de sangue do tipo O+ (O Positivo). O estoque para esse tipo sanguíneo está em níveis preocupantemente baixos, afetando diretamente o atendimento aos pacientes em diversos hospitais da região.

Assistente Social do HRC, Maria Gonçalves destacou a gravidade da situação, ressaltando que muitos pacientes estão aguardando cirurgias que dependem deste tipo sanguíneo para serem realizadas. “É crucial que possamos contar com a solidariedade dos doadores para suprir essa demanda emergencial”, afirmou.

A assistente social também enfatizou que, embora todos os doadores sejam bem-vindos, o tipo O positivo é a maior necessidade do HRC no momento. “Convidamos todas as pessoas que possuem sangue tipo O positivo, sejam doadores regulares ou aqueles que nunca doaram, a aproveitarem esta oportunidade para fazer a diferença e salvar vidas”, concluiu Maria.

O Hemocentro Regional funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM), na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju, e funciona diariamente das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

COMO DOAR

Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos (ou até 65 anos, se já tiverem doado antes dos 60) e peso superior a 50 quilos podem doar sangue, devendo apresentar um documento original com foto. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um responsável. Além disso, é necessário não ter praticado atividades físicas intensas nas últimas cinco horas, não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses e estar descansado.

Para aumentar o estoque do banco de sangue, o HRC está intensificando as coletas externas com o auxílio da unidade móvel. Para agendar a visita do ônibus, basta ligar para o telefone (22) 981730463 ou (22) 981752599, das 8h às 17h, ou mandar um e-mail para socialhemo2021@gmail.com. Confira a agenda do mês de abril:

AGENDA DA UNIDADE MÓVEL:

09/04- Faculdade de Medicina de Campos
11/04- Ipe- Instituto Politécnico de Ensino Campos
16/04- São João da Barra
25/04- São Fidelis
30/04- Quissamã
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp