31/03/2024 às 12h05min - Atualizada em 31/03/2024 às 12h05min
Menino de 3 anos morre com pneumonia bacteriana em Campos
- Redação
Benício Ferras Velemem Monteiro, de apenas 3 anos, que estava internado no Hospital Ferreira Machado, morreu na última sexta-feira (29), com pneumonia bacteraina. O enterro aconteceu sob forte comoção na manhã desse sábado (30), no Cemitério do Caju.
Segundo a família, Benício havia apresentado um quadro de infecção generalizada na última quinta-feira (28), com acomentimento dos pulmões e rins.
Familiares e amigos chegaram a fazer uma campanha nas redes socias para doação de sangue.
O menino, que morava em um condomínio no Jockey, era aluno da rede municipal de ensino.
Sobre a doença A pneumonia é uma doença inflamatória aguda que acomete os pulmões e pode ser provocada por bactérias, vírus, fungos ou pela inalação de produtos tóxicos. O Streptococcus pneumoniae é o agente causador em 60% dos casos. As principais manifestações clínicas da doença são tosse com produção de expectoração; dor torácica, que piora com os movimentos respiratórios; mal-estar geral; falta de ar e febre.
A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) alerta para a importância da prevenção da doença, que segue sendo a principal causa de morte em crianças de até 5 anos de idade.
As principais recomendações da SBPT para prevenir a pneumonia são lavar as mãos com frequência; não fumar; não usar bebidas alcoólicas; evitar aglomerações e se vacinar. No Brasil, a vacinação contra a doença é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de forma gratuita.