24/03/2024 às 12h32min - Atualizada em 24/03/2024 às 12h32min

Campanha de vacinação contra a gripe para grupos prioritários começa nesta segunda

A meta é imunizar 90% desse público-alvo, que é estimado em 175 mil pessoas, até o dia 31 de maio. Inicialmente serão 20 salas de vacinação e um posto extramuro

- Redação
PMCG
Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão preparadas para o início da Campanha de Vacinação contra Influenza, que vai acontecer a partir desta segunda-feira (25), em 20 salas de vacinação, além de um posto extramuro. Este ano, a campanha foi antecipada pelo Ministério da Saúde devido à elevação atípica de casos de gripe. O objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes de infecções causadas pelo vírus. O Dia D da campanha está previsto para 13 de abril.

A abertura oficial da campanha anual será por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) e ocorrerá na sede da secretaria, às 9h.

Os grupos que devem se vacinar são as pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses, 29 dias, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência permanente (PcDs), professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento e profissionais das forças armadas, trabalhadores da saúde, pessoas em situação de rua, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos), trabalhadores do transporte rodoviário coletivo para passageiros urbanos e de longo curso, caminhoneiros, trabalhadores portuários, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A meta é imunizar 90% desse público-alvo, que é estimado em 175 mil pessoas, até o dia 31 de maio. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno (H1N1, H3N2 e influenza B). A secretaria informa que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

“As infecções respiratórias têm comportamento sazonal. Desde a pandemia de Covid temos observado uma alteração no comportamento dos casos dessas infecções virais. Este ano ocorre um adiantamento do aumento do número de casos. A gripe, causada pelo vírus Influenza, é uma das principais causas dessas infecções. É importante a imunização da população, principalmente dos mais vulneráveis para diminuirmos a ocorrência de casos graves principalmente”, reforça o secretário de Saúde em exercício, Marcos Gonçalves.

As comorbidades elencadas para receber a vacina bivalente são: doenças respiratórias crônicas; doenças cardíacas crônicas; doença hepática crônica; doenças neurológicas crônicas; doenças renais crônicas; diabetes mellitus tipo I e II em uso de medicamentos; imunossupressão congênita ou adquirida e imunossupressão por doenças ou medicamentos; obesidade grau III; transplantados de órgãos sólidos e medula óssea; e portadores de trissomias (síndrome de Down, Klinefelter, Warkany, entre outras).

Considera-se com deficiência permanente as pessoas que têm impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial como: limitação motora que causa grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; individuais com dificuldades ou incapacidade de ouvir, mesmo com uso de aparelho auditivo; incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; deficiência intelectual permanente que limite as suas habilidades habituais como trabalhar, ir à escola, brincar, entre outros.

Documentos necessários

Para receber a vacina é necessário apresentar RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e caderneta de vacina.

Crianças e adultos com comorbidades e deficiências, além dos documentos pessoais, devem apresentar documento comprobatório que pode ser laudo médico; cartões de gratuidade no transporte público, incluindo a Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA); documentos de atendimento em centro de reabilitação ou unidades especializadas; documento oficial que identifique a deficiência; carteirinha de algum programa, como, por exemplo, Programa de Assistência ao Paciente com Asma e Rinite (Proapar), entre outras.

No caso das gestantes, deve-se levar documentos pessoais e o cartão pré-natal. Já as puérperas, a certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.

Demais categorias profissionais devem apresentar RG, CPF, comprovante de residência e documento comprobatório do exercício da função.

Posto extramuro (segunda a sexta-feira, das 9h às 16h)

Campos Shopping

Salas de vacinação (segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h)

Secretaria Municipal de Saúde (antigo Centro de Saúde)
Cidade da Criança (crianças de 2 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias)
Clínica da Criança
Clube da Terceira Idade
UBS Penha
UBSF Aldeia
UBS Parque Prazeres
UBS Poço Gordo
UBS Saturnino Braga
UBS Venda Nova
UBSF Felix Miranda
UBSF IPS
UBSF Jamil Ábido
UBSF Parque Aurora
UBSF Parque Imperial
UBSF Patronato São José
UBSF Ponta da Lama
UBSF Santo Amaro
Policlínica da Tapera
UPH Travessão
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp