13/03/2024 às 16h07min - Atualizada em 13/03/2024 às 16h07min
Vereador Raphael Thuin aprova PL criando a 1° Central Municipal de Intérprete de Libras
- Redação
Visando garantir o acesso das pessoas surdas a todos os serviços públicos, como por exemplo à saúde e segurança, os vereadores da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, aprovaram nesta terça-feira (12), durante a sessão o Projeto de Lei, n° 0174/2023, de autoria do parlamentar Raphael Thuin, a criação da 1° Central Municipal de Intérprete de Libras.
A proposta é reunir nesta Central profissionais habilitados para intermediar a comunicação da pessoa com deficiência auditiva aos órgãos públicos. De acordo com o Censo de 2016, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE) existe em Campos dos Goytacazes, cerca de 24 mil pessoas surdas, o que equivale a 4,47% dos habitantes.
Thuin explica que quando essas pessoas precisam procurar um hospital, corpo de bombeiros ou até mesmo as polícias militar ou civil eles não têm como se comunicar. Estamos falando de cerca de 24 mil pessoas em Campos que têm algum tipo de deficiência auditiva, que estão totalmente excluídos dos seus direitos básicos, devido esta falta de comunicação", comentou o vereador.
Outra proposta apresentada pelo parlamentar é que o Poder Executivo realize cursos de Libras, para qualificar profissionais em Libras e que possa atender esta parcela da população campista que paga seus impostos. Volto a ressaltar, aproximadamente 24 mil pessoas, finalizou.
A professora de Libras, Tairine Rangel, ressalta que parte da Comunidade Surda é excluída da sociedade por não saber Libras e o Português escrito para os surdos. Outro problema, relatado pela educadora é que boa parte dos surdos são analfabetos, o que dificulta ainda mais. Tairine disse ainda que este número poder ser ainda maior e que eles acabam isolados da sociedade.