13/03/2024 às 11h27min - Atualizada em 13/03/2024 às 11h27min

Mulheres são destaque no empreendedorismo de Campos

Últimos dados do Fundecam mostram que, com base nos contratos das linhas de crédito, 56% foram para mulheres e 44% para homens

- Redação
PMCG
As mulheres têm ganhado cada vez mais notoriedade nas atividades profissionais empreendedoras. Em Campos, na abertura do Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, houve um aumento do número de mulheres na abertura do CNPJ, que representa atualmente 48% no ranking se comparado aos homens, com 52%. No Fundo de Desenvolvimento do Município de Campos (Fundecam), com base nos contratos das linhas de crédito, 56% foram para mulheres, entre 2021 e 2023, quando os homens totalizaram 44%.

Empreendedora no setor de roupas fitness, Alice Carolina Rodrigues conta que o Fundecam foi e ainda está sendo muito importante para o seu negócio. “Trabalho com fabricação e vendas de roupas fitness femininas, uso as redes sociais e tenho hoje uma pequena loja física. Meu maior obstáculo era o investimento financeiro, já que sempre trabalhei como professora de matemática e nunca consegui expandir o meu negócio por conta do salário baixo. A oportunidade para esse empréstimo me ajudou muito na compra de uma boa quantidade de malha e alavancou mais as vendas. E, neste ano, decidi deixar o magistério para me dedicar apenas ao meu negócio, por meio do incentivo do Fundecam. O meu desejo agora é usar o Fundo novamente, crescer a loja e produzir no atacado”, explicou a investidora.

Para Melina Canela, o Fundecam ajudou o seu negócio por conta da facilidade e taxa de juros abaixo do mercado.

“Foi o start para que eu conseguisse fazer a obra de expansão do meu estúdio funcional. Antes, trabalhava na garagem da casa dos meus pais e não conseguia mais atender à demanda dos alunos, acabei ficando restrita aos atendimentos e consequentemente não conseguia aumentar a renda. Até que surgiu a oportunidade de mudar de espaço, mas era necessária uma reforma e, para isso, contei com um valor inicial adquirido pelo Fundo”, explicou.

No ramo do mercado digital, Érica Berenger tinha uma loja on-line de roupa feminina, mas conta que para alavancar a sua marca precisava de ajuda financeira, que veio por meio do Fundecam.

“Precisava melhorar algumas coisas, como comprar mercadorias para o fim do ano, fazer aquisição de sacolas, entre outras coisas. Foi nesse momento que conheci o Fundecam, fiquei sabendo que poderia pegar um empréstimo e isso me ajudou muito, porque os juros são superbaixos e isso ajuda muito o empreendedor. Já estou no final das prestações e pretendo renovar o meu empréstimo para novos investimentos”, disse.

O subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Concessões e PPPs, Felipe Knust, destaca o empreendedorismo feminino. “As mulheres são de extrema importância no papel que desenvolvem, tanto dentro da família, para complementação de renda, como as que são o seio familiar, que proveem para os seus filhos. Isso é muito relevante. O número de empreendedores no município é alto e tende a crescer cada vez mais. E, considerando esse dado, as mulheres têm se destacado, porque estão dominando o cenário de atividades”.

O subsecretário destacou ainda que “na Prefeitura de Campos, 90% das atendentes são mulheres, que estão dando uma espécie de consultoria para as mulheres que estão abrindo suas empresas. Então, há uma familiarização, há um espelho, porque as mulheres abrem as empresas e se desenvolvem no empreendedorismo”.

Presidente do Fundecam, Orlando Portugal destaca que, atualmente, 56% dos empréstimos para o fomento são direcionados às mulheres empreendedoras. “As mulheres têm mais foco, mais atitude, mais resiliência e também de sabedoria voltada a empreender. Normalmente, muitas dessas mulheres são mantenedoras do lar e, por meio do seu exercício de trabalho, elas conseguem tanto o sustento de seus familiares, como também progredir nos seus negócios. O Fundecam fica muito lisonjeado por ter a oportunidade de fomentar o empreendedorismo para que essas mulheres consigam se estabelecer e progredir nesse mercado tão competitivo. Que elas continuem sendo ferramenta importante na área do desenvolvimento econômico”.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp