12/03/2024 às 17h35min - Atualizada em 12/03/2024 às 17h35min

Câmara de Campos aprova anteprojeto de lei pela aquisição de Pet-Scan

O objetivo é ampliar as capacidades de diagnóstico e tratamento do câncer na cidade

Vanessa Nascimento
Ascom
Foto: Derick de Araújo

Na sessão desta terça-feira (12), a Câmara Municipal de Campos aprovou um tema de extrema relevância para a saúde pública: a proposta de compra do aparelho Pet-Scan (Pet-CT), pelo Poder Executivo. O anteprojeto, apresentado pelo vereador Helinho Nahim, visa ampliar as capacidades de diagnóstico e tratamento do câncer na cidade.

 
O Pet-Scan (Tomografia por Emissão de Pósitrons), é uma tecnologia avançada que combina imagens de tomografia computadorizada (CT) com a detecção de alterações metabólicas no corpo, identificando precocemente áreas suspeitas de câncer ou avaliando a eficácia do tratamento.
 
Em 17 de novembro de 2022 a Câmara Municipal realizou audiência pública com o tema central “Situação Oncológica no município de Campos”, em que entre outros temas abordados como atendimentos diversos no tratamento do câncer, esteve a compra do Pet-Scan, onde todos foram favoráveis e entendem da necessidade. Participaram os representantes de hospitais e de instituições, o secretário de saúde Paulo Hirano, pais e familiares de portadores do câncer.
 
A importância desse aparelho no sistema de saúde é inestimável. Sua utilização possibilita diagnósticos mais precisos, o que contribui para um tratamento mais eficaz e assertivo. Além disso, o Pet-Scan também é fundamental para o acompanhamento da evolução da doença, auxiliando os profissionais de saúde a ajustarem as estratégias terapêuticas conforme necessário.
 
Com a aquisição do Pet-Scan, a cidade de Campos dará um passo significativo na melhoria da assistência aos pacientes oncológicos. A tecnologia promoverá uma abordagem mais ágil e completa no enfrentamento do câncer, possibilitando uma resposta mais eficiente no combate a essa doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
 
A iniciativa do vereador Helinho Nahim em apresentar o anteprojeto para a compra do Pet-Scan demonstra seu compromisso com a causa que tem como bandeira principal de seu mandato. “A aquisição do Pet-Scan representa um investimento crucial na vida e no futuro dos pacientes, além de um avanço significativo na área da medicina diagnóstica e terapêutica”, declarou Helinho Nahim. “Não há razão para um município como Campos não ter esse equipamento, ainda mais tendo um corpo médico e técnico preparado e hospitais que já avançaram muito no tratamento do câncer”, complementou o vereador.
 
O anteprojeto de lei segue agora para o Executivo e se aprovado, o município podera contar com o aparelho na cidade. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp