11/03/2024 às 09h44min - Atualizada em 11/03/2024 às 09h44min

Paraesporte com 150 vagas abertas em Campos

Sediado na Uenf, projeto foi premiado como melhor do Brasil para pessoas com deficiência

- Redação
Ascom
O Paraesporte retornou às suas atividades na última semana, com 150 novas vagas abertas para Campos e cidades vizinhas. São oportunidades de iniciação desportiva em natação, futebol, futsal, dança, vôlei, badminton, atletismo e tênis. Em novembro do ano passado, a iniciativa foi reconhecida em Brasília como o maior projeto para pessoas com deficiência do país.

As atividades acontecem na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. Há sete anos em Campos, o Paraesporte atende atualmente cerca de 400 alunos. “O objetivo é levar o esporte para os assistidos,  visando melhorar a qualidade de vida deles”, destaca o coordenador do projeto, Fábio Coboski.

As inscrições acontecem no prédio da Reitoria da Uenf, nos seguintes horários: das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. É necessário apresentar foto do aluno, comprovante  de residência, carteira de identidade ou certidão de nascimento, além de atestado e laudo médico.

Em novembro de 2023, o Paraesporte conquistou o Prêmio Brasil Mais Inclusão, na categoria João Ribas, como o melhor projeto para pessoas com deficiência do país. O prêmio foi criado em 2015, com o intuito de promover instituições com destaque na luta em defesa das pessoas com deficiência.

O Paraesporte foi escolhido entre 19 projetos, de vários estados brasileiros. Foi criado há 13 anos pelo ex-atleta da seleção brasileira de natação, Raphael Thuin – hoje vereador de Campos -, e ao longo deste período vem ajudando a transformar centenas de pessoas com deficiência e suas respectivas famílias.

“O prêmio mostra mais uma vez que estamos no caminho certo. Lutamos 24 horas por dia para manter funcionando o Projeto Paraesporte em Campos dos Goytacazes e hoje atende mais de 400 alunos”, declarou Thuin.

O projeto foi o carro chefe da Fundação Municipal de Esportes (FME) entre 2017 e 2020, capitaneado por Raphael Thuin. Hoje, é abrigado pela Uenf, fruto de uma parceria selada com o professor Raul Palacio, reitor da universidade até o ano passado.

Mantida a parceria, agora com a professora Rosana Rodrigues como reitora – primeira mulher a assumir a reitoria da universidade – o Paraesporte retornou no último dia 5, já realizou várias atividades na primeira semana e segue com oportunidades abertas para novos alunos.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp