06/03/2024 às 10h05min - Atualizada em 06/03/2024 às 10h05min

Dia Internacional da Mulher com evento especial na Praça do Santíssimo Salvador; confira a programação

Shows, espaço da beleza e rodas de conversa, tudo em um único local para celebrar a luta e conquistas em prol da mulher

- Redação
PMCG
“Celebrando Conquistas”, com esse tema a Prefeitura de Campos está programando para a próxima sexta-feira (8), data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, um dia de festividades, rodas de conversas e promoção da beleza e saúde da mulher. O evento vai unir diversas secretarias do município, a partir das 9h, na Praça do Santíssimo Salvador. O show da banda Elas Sambam vai marcar o encerramento da programação, às 18h.

Durante o evento, que marca o dia que representa a luta por direitos, as mulheres vão poder participar de rodas de conversa sobre gestão financeira, violência doméstica, saúde, proteção e direitos da mulher. No espaço da beleza, serão disponibilizados serviços como esmaltação, design de sobrancelhas, tranças e maquiagem. Além do grupo Elas Sambam, a cantora Samara Souza fará show, às 11h.

De acordo com a primeira-dama, Tassiana Oliveira, que está à frente da organização do evento, a intenção é oferecer à mulher não apenas orientação e informação pelos seus direitos, mas um dia de alegria, cuidado e promoção da autoestima. “Será um dia de festividades, mas também de muita informação. Com o esforço de cada secretaria, queremos que este evento seja espetacular, divertido e com atendimento de qualidade para todas as mulheres. Já avançamos muito, mas precisamos caminhar sempre unidas, garantindo nossos direitos”, disse Tassiana.

Incentivando o empreendedorismo e buscando a independência financeira da mulher, haverá inscrições para diversos cursos profissionalizantes. O evento “Celebrando Conquistas” também está voltado à saúde da mulher, com vacinação, aferição de pressão, teste de glicemia e cadastramento para exames e ultrassonografia. Haverá, ainda, atendimento jurídico voltado ao Direito da Família e Direito do Consumidor.

A subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Josiane Viana, ressalta que são de suma importância ações como a que vai acontecer no próximo dia 8. “Para nós, da subsecretaria, é de extrema importância produzir programações como essa. Como mulheres e representantes na linha de frente no combate a ciclos de violência, estamos constantemente trabalhando e atuando com competência para garantir um viver mais seguro para nossas mulheres e assistidas. Poder promover uma celebração com tanta reflexão e unir isso a um momento saudável, alegre e que promova o autocuidado é verdadeiramente precioso”.

O evento contará com a participação da Secretaria Municipal de Saúde; Fundação Municipal de Saúde (FMS); Subsecretaria de Iluminação Pública; Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT); Secretaria de Qualificação e Emprego; Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon); Guarda Civil Municipal; Secretaria de Governo; Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac); Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima; Fundação Municipal de Esportes; Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social; Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; Vigilância Sanitária; Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos; Secretaria de Ordem Pública; Subsecretaria de Políticas para Mulheres; Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca; Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia; Secretaria de Turismo; Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Secretaria de Comunicação Social e 8º Batalhão de Polícia Militar (8° BPM).

Rodas de conversa — A partir das 10h, acontece uma série de palestras visando orientar e informar as mulheres sobre empreendedorismo, gestão financeira, como se proteger da violência doméstica e os direitos adquiridos pelas mulheres. As palestras vão ser realizadas em forma de rodas de conversa, com mediação da subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Josiane Viana; Naira Peçanha, presidente Associação de Pais de Pessoas Especiais (APAPE); e Lettícia Soares, criadora do movimento MMA (Mulheres Maravilhosas em Ação).

PROGRAMAÇÃO

10h
Palestra: Seja dona do seu próprio dinheiro
Drª Erika Nogueira – Advogada, gestora de finanças, e coordenadora do CEAM
Palestra: Discriminação de gênero nas relações de consumo: Taxa rosa
Drª Pryscila Nunes Ribeiro Marins – Advogada, subsecretaria Executiva do Procon e presidente da APOE

14h
Palestra: Atuação da Patrulha Maria da Penha
Cabo Aline do Espírito Santo e Sargento Lenilda Costa
Drª Madeleine Dykeman – Delegada Titular da DEAM Campos e membro do grupo de trabalho e estudos sobre feminicídio do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

16h
Palestra: Inclusão de Meninas e Mulheres na Tecnologia
Simone Vasconcelos Silva – Doutora em Computação pela UFF e coordenadora das Meninas Digitais do Norte Fluminense em parceria com a Inglaterra
Aline Pires Vieira de Vasconcelos – Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela Coppe/UFRJ, coordenadora das Meninas Digitais do Norte Fluminense em parceria com a Inglaterra
Palestra: A importância do COMDIM para a melhoria da vida das mulheres do município
Magnólia Carvalho – Gestora em Marketing e conselheira do COMDIM
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp