05/03/2024 às 09h42min - Atualizada em 05/03/2024 às 09h42min

Vacina meningocócica ACWY disponível para adolescentes de 11 a 14 anos em Campos

Ao todo, são 27 postos de vacinação funcionando de segunda a sexta-feira, sendo que dois deles atendem também aos sábados e domingos

- Redação
PMCG
A vacina meningocócica ACWY está disponível para adolescentes de 11 a 14 anos. De acordo com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SUBVS), a aplicação da vacina para esse público faz parte da Instrução Normativa do Calendário Nacional de Vacinação de 2024, emitida pelo Ministério da Saúde no final do mês de fevereiro. Ao todo, são 27 postos de vacinação de segunda a sexta-feira. Dois deles atendem também aos sábados e domingos.

Com a recomendação, será administrada uma dose para adolescentes não vacinados ou um reforço, a depender da situação vacinal encontrada. A vacina, que é feita dentro do calendário de rotina, pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes. A medida tem por finalidade a proteção contra a doença meningocócica, pelos sorogrupos A, C, W e Y.

“Desde que foi incluída no calendário de rotina, a vacina sempre foi aplicada para aqueles que têm 11 e 12 anos. Nos últimos dois anos o Ministério da saúde, por meio de nota técnica, ampliou para 13 e 14 anos, mas a última nota havia expirado em dezembro de 2023. Com a atualização anual da normativa, as quatro faixas etárias foram fixadas como público-alvo para essa imunização”, explica o assessor técnico de Imunização, Leonardo Cordeiro.

O enfermeiro explica ainda que, caso o adolescente tenha tomado uma dose na rede privada há mais de 5 anos, pode tomar uma pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A meningite é caracterizada pela inflamação nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, chamadas de meninges. Pessoas infectadas pela meningite apresentam rigidez na nuca, dor de cabeça intensa, febre e vômito. Nos casos mais graves pode haver danos neurológicos, entre outras sequelas, e levar à morte.

A melhor forma de se prevenir contra a meningite é mantendo a caderneta de vacina em dia. Além da vacina meningocócica ACWY, há mais cinco delas que protegem contra diversos tipos de meningites. São elas: meningocócica C conjugada; pneumocócica conjugada 10; pentavalente; BCG; e tríplice viral. Com exceção da BCG, que é aplicada nas maternidades, as demais vacinas podem ser feitas em uma das unidades abaixo:

POSTOS PARA PÚBLICO GERAL – segunda a sexta-feira de 8h30 às 16h
Centro de Saúde de Guarus (CSG)
Cidade da Criança (crianças de 2 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias)
Hospital São José
Policlínica Tapera
Secretaria Municipal de Saúde (antigo Centro de Saúde)
UBS Parque Prazeres
UBS Penha
UBS Poço Gordo
UBS Saturnino Braga
UBS Sentinela do Imbé
UBS Tocos
UBS Venda Nova
UBSF Aldeia
UBSF Dores de Macabu
UBSF Felix Miranda
UBSF IPS
UBSF Jamil Ábido
UBSF Lagoa de Cima
UBSF Parque Aurora
UBSF Parque Imperial
UBSF Patronato São José
UBSF Ponta da Lama
UBSF Santa Maria
UBSF Santo Amaro
UBSF São Sebastião
UPH Travessão
UPH Ururaí

POSTOS PARA PÚBLICO GERAL – sábado e domingo de 8h às 17h
Secretaria Municipal de Saúde (antigo Centro de Saúde)
UPH Travessão
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp