04/03/2024 às 17h59min - Atualizada em 04/03/2024 às 17h59min
Idoso tem rosto cortado por linha chilena em Campos
- Redação
Um idoso, de 70 anos, sofreu cortes no rosto e no pescoço ao ser atingido por uma linha chilena, em Campos. O acidente aconteceu na tarde desse domingo (3), na Rua Alcebíades Pessanha, no Parque Rosário.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o idoso foi atingido pela linha cortante enquanto trafegava pela via em uma bicicleta. Ele foi socorrido e encaminhado para o Hospital Ferreira Machado, onde recebeu alta na manhã desta segunda-feira (4).
Em nota, o Hospital Ferreira Machado informou que o idoso foi vítima de ''corte contuso'', onde precisou ser realizada uma sutura na face, ficando em observação no pronto-socorro.
Não existe irregularidade em soltar pipa em uma área aberta e segura. O que é proibido é usar linhas cortantes, como a chilena, a indonésia ou a com cerol.
Vender, usar e transportar esse tipo de material é crime, com pena prevista de três meses a 1 ano de prisão. E quem comercializa, ainda pode ser punido com pagamento de multa de R$ 17 mil.
Segundo o Corpo de Bombeiros, todas as linhas cortantes são perigosas e podem causar a morte.
Entenda a diferença entre elas:
- Linha com cerol: é a mais tradicional e usada há muitos anos. É feita com cola e vidro moído.
- Linha chilena: é feita com linha de algodão, mas tem a mistura do óxido de alumínio e pó de quartzo, que são substâncias mais cortantes.
- Linha indonésia: é uma linha sintética, de náilon, feita com carbeto de silício e uma cola instantânea, chamada de cianoacrilato.