04/03/2024 às 10h08min - Atualizada em 04/03/2024 às 10h08min

Saúde alerta para os riscos e complicações da dengue em gestantes

Entre eles, estão, o trabalho de parto prematuro, o óbito fetal intrauterino e até mesmo a transmissão do vírus para o feto

- Redação
PMCG
Diante do risco eminente de epidemia de dengue no município, as gestantes, que pertencem ao grupo de risco, devem redobrar os cuidados, pois durante a gravidez, os perigos se potencializam e podem causar diversas complicações para mães e bebês.

Entre os riscos e complicações da dengue nas gestantes, está o trabalho de parto prematuro, o óbito fetal intrauterino e até mesmo a transmissão do vírus para o feto, resultando em dengue congênita. Além disso, complicações como hemorragias maternas e fetais tornam-se mais prováveis quando a infecção ocorre próximo ao parto.

Profissionais de saúde são orientados a uma avaliação cuidadosa, uma vez que, as manifestações hemorrágicas da dengue podem ser confundidas com alterações normais da gravidez. O manejo clínico, no entanto, segue protocolos semelhantes aos de pacientes não grávidas, embora a reposição de soro mereça atenção especial para evitar hiper-hidratação.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, falou sobre os cuidados com a hiper-hidratação e no diagnóstico. “A dengue nas gestantes sempre será um desafio, tanto para o diagnóstico, quanto para o manejo clínico pelo fato de que elas têm alterações fisiológicas naturais. A queda das plaquetas, por exemplo, pode se confundir com algum quadro da gestação tradicional, além disso, a hemoconcentração, que é a redução do hematócrito, pode ser atrasada na dengue. A prescrição de medicamentos é a mesma, incluindo o soro fisiológico. Porém, esse soro deve ser aplicado com cuidado, porque em excesso pode ocorrer a compressão da veia cava, que faz a oferta de oxigênio e nutrientes do bebê, podendo causar baixa circulação no feto”, informou.

Além disso, Charbell destaca que o uso do repelente é um cuidado individual importante, principalmente em crianças, idosos e gestantes. Ele reforça também, que é fundamental tomar cuidados coletivos em casa, como eliminar possíveis criadouros do mosquito: retirar água parada em vasinhos de plantas; telar caixas d água; cobrir os ralos da residência e evitar acúmulo de lixo e entulhos em quintais e terrenos baldios.

DENGUE EM CAMPOS — Do dia 01 de janeiro até 29 de fevereiro de 2024, foram notificados 1.788 casos de dengue no município, entre confirmação laboratorial e clínico epidemiológico. Também há 28 casos de chikungunya. Não há caso de zika.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp