02/03/2024 às 11h29min - Atualizada em 02/03/2024 às 11h29min

Campos decreta epidemia de dengue com mais de 1.700 casos confirmados

Em virtude do aumento contínuo do número de notificações da doença, ficam estabelecidas novas medidas de enfrentamento e combate à patologia transmitida pelo mosquito Aedes aegypti

- Redação
PMCG
Em publicação suplementar do Diário Oficial (DO) desta sexta-feira (1º), a Prefeitura de Campos, por meio da subsecretaria de Vigilância em Saúde, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, decreta emergência em saúde pública devido à epidemia de dengue na cidade. O município já contabiliza 1.788 casos e, em virtude do aumento contínuo do número de notificações da doença, ficam estabelecidas novas medidas de enfrentamento e combate à patologia, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, vetor, também, da zika e chikungunya.

“Esse decreto significa que nós atingimos o quantitativo de casos confirmados de dengue na cidade. Isso vai permitir que tomemos as medidas necessárias, tanto na expansão, quanto no acolhimento e tratamento de pacientes que, por ventura, evoluam para uma forma mais grave. Neste sábado (2), teremos o Dia D Nacional de Combate à Dengue na Praça São Salvador, e é importante que toda a nossa sociedade se envolva para podermos combater o mosquito transmissor da doença”, convidou o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano.

O diretor de Vigilância em Saúde, o infectologista Rodrigo Carneiro, explica que o decreto de epidemia é importante, pois permite que o município tenha mais recursos para lidar com a situação, como alocação de mais verbas, mobilização de equipes de saúde, aquisição de insumos e medicamentos, entre outras ações. Além disso, ao oficializar a epidemia, há uma maior visibilidade do problema, o que pode levar a um aumento na conscientização da população e em medidas de prevenção.

“O setor de Vigilância em Saúde já vinha, nas últimas semanas, realizando ações de combate, prevenção e acolhimento de pacientes com dengue e, com o decreto de epidemia, o município terá mais ferramentas para intensificar esses serviços, visando melhorar a assistência à saúde da população”, reforçou o médico.

NOVAS AÇÕES

Conforme o Decreto Municipal nº 36 ( AQUI ), fica instituído o Gabinete de Crise da Dengue e outras Arboviroses no Município de Campos, que tem por finalidade unificar as ações de combate à epidemia. Essas reuniões serão realizadas todas as semanas, com o primeiro encontro já na próxima terça-feira (5), às 9h, no auditório da Prefeitura, com transmissão online.

Serão atribuições do Gabinete de Crise: detectar, monitorar e avaliar os indicadores epidemiológicos da dengue e outras arboviroses; unificar as ações de prevenção, controle e educação em saúde em relação à dengue e outras arboviroses; constituir comitê de vigilância sentinela de óbitos por dengue e outras arboviroses no âmbito do município; propor mecanismos que possibilitem a plena execução intersetorial das ações da dengue e outras arboviroses; realizar treinamentos e capacitações no manejo clínico da dengue e outras arboviroses, focando nos diagnósticos diferenciais destas condições, além de divulgar informações pertinentes e fidedignas sobre a situação da epidemia todas as semanas por meio de reuniões do gabinete de crise. O decreto entra em vigor a partir da data de sua publicação.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp