01/03/2024 às 11h02min - Atualizada em 01/03/2024 às 11h02min

Assistido da Apape passa em primeiro lugar em curso de informática do IFF

Miguel Alves, de 15 anos, é assistido da Apape desde os três anos de idade. Diagnosticado com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), ele vai cursar informática junto com o ensino médio

- Redação
PMCG
Assistido da Associação de Pais de Pessoas Especiais (Apape) desde os três anos de idade, o estudante Miguel Alves, de 15 anos, passou em primeiro lugar e conquistou uma vaga no curso de informática do Instituto Federal Fluminense (IFF), um dos mais concorridos da instituição, no Campus Centro. A partir de abril, o jovem vai cursar informática junto com o ensino médio.

Com Transtorno do Espectro Autista (TEA) grau 1, além de ser muito estudioso, Miguel sempre foi considerado um menino com grandes habilidades, principalmente na arte, pelos quadros que pinta durante as aulas ministradas na Apape, que é uma das seis Organizações da Sociedade Civil (OSCs) conveniadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social e está há 24 anos realizando esse tipo de atendimento na cidade.

Animada com a conquista do filho, Márcia Alves conta que o menino chegou na Apape com dificuldades de aprendizado, mas foram superadas pelo trabalho desenvolvido na instituição ao longo dos anos.

“Ele não falava e tinha muita dificuldade psicomotora e também de aprendizado. Com sete anos e meio, com o tratamento dele e toda assistência que a Apape dá, Miguel voltou a falar e desenvolveu toda a parte intelectual. Hoje, com 15 anos, ele passou em primeiro lugar no curso de informática do IFF. Eu só tenho a agradecer a Deus e à Apape pela evolução dele em todos esses anos. Para mim, é uma grande vitória. Agora vamos para uma nova etapa”, disse a mãe do Miguel.

No dia a dia da Apape são ofertadas oficinas coletivas psicomotoras, arte, música e dança, no sentido de promover a evolução e independência. Todo o trabalho é acompanhado por uma equipe transdisciplinar, que inclui terapeutas, pedagogos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, médicos e neuropsicólogos.

“Esse é o resultado que temos quando os estímulos são realizados em sua plenitude, tanto na instituição quanto em casa, tendo em vista a importância da família nesse processo. Que essa nova etapa seja repleta de descobertas, de esperança e realizações. E nós, da Família Apape, ficamos honrados em poder ver o crescimento dessa família, a melhora da qualidade de vida e a manutenção da autonomia sendo alcançados de forma plena e efetiva. Parabéns, Miguel, pelo seu esforço. Parabéns, Márcia, por sempre estar disponível nessa luta e acreditando que o seu filho tem o potencial para brilhar”, disse a presidente da Apape, Naira Peçanha.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp