28/02/2024 às 16h51min - Atualizada em 28/02/2024 às 16h51min

Prefeitura de Campos realizará mutirões para atualização do Cadúnico

A atualização, que é realizada pelos CRAS, é fundamental para que as famílias continuem nos programas sociais oferecidos pelo Governo Federal e também pelo município

- Redação
PMCG
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, está planejando a realização de novos mutirões de atualização do Cadastro Único (CadÚnico) no ano de 2024. A primeira ação será no dia 9 de março, na Vila Olímpica do Jardim Carioca. Nos próximos dias será divulgada a lista das famílias que precisam fazer a atualização por conta de bloqueio e cancelamento verificados com base nos critérios estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome.

O mutirão tem o objetivo de atender famílias referenciadas nos 13 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município. Com o CadÚnico atualizado, as famílias têm a possibilidade de continuar em programas sociais do Governo Federal e também do município.

“A gente tem se reunido com as equipes da secretaria e também dos CRAS para elaborar uma agenda de mutirões para a atualização do CadÚnico, que é uma medida extremamente importante para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e, de certa forma, dependem de programas sociais. É importante que as pessoas fiquem atentas às datas para que elas consigam fazer a atualização no momento certo. Assim como foi em 2023, neste ano a gente deve fazer através dos CRAS e, separadamente, por território, já que nosso município é muito extenso”, explicou o secretário Rodrigo Carvalho.

Em parceria com a Universidade Federal Fluminense, nos próximos meses a equipe ganhará um reforço de profissionais de serviço social a partir do Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (ProCad SUAS). 

Segundo a gerente do Cadastro Único, Kamila Oliveira, o programa Social + Perto e as ações têm conseguido desafogar o número de atendimentos nos CRAS. No segundo semestre do ano passado, foram atendidas 800 pessoas em Farol de São Thomé e em Saturnino Braga.

IMPORTÂNCIA - O Cadastro Único é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras. Ao se inscreverem ou atualizarem os dados no Cadastro Único, os munícipes, principalmente aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social, podem tentar participar de vários programas sociais. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre o cadastro atualizado. Em Campos, possibilita o acesso aos programas sociais criados pelo município, como o Cartão Goitacá e Mãe Coruja.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp