27/08/2019 às 15h07min - Atualizada em 28/08/2019 às 09h11min

Níveis de vitamina D: ciência ou modismo?

Conferência do 53º CBPC/ML coloca o tema em discussão para reforçar posicionamento oficial

DINO
http://www.cbpcml.org.br/
Reprodução

A reposição de vitamina D está sendo debatida desde 2010, quando os seus benefícios foram questionados em publicação médica. Em 2017, Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) em parceria com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), publicou um documento que reflete a posição dessas duas sociedades sobre a dosagem da 25-hidroxivitamina D. O documento sugere que, em indivíduos saudáveis abaixo dos 60 anos, os níveis séricos desse analisto sejam maiores ou iguais a 20ng/mL (nanomiligramas por mililitro). Por outro lado, idosos, pessoas com doenças crônicas, gestantes e lactantes devem manter níveis entre 30 e 60 ng/mL. Quando os níveis ultrapassam 100ng/mL, há o risco de toxicidade e hipercalcemia.

No próximo dia 26 de setembro, o patologista clínico e membro da SBPC/ML, Marcelo Cidade Batista, irá participar de uma mesa-redonda, junto com a Dra. Carolina Aguiar Moreira, Presidente do Departamento de Metabolismo Ósseo da SBEM, sobre as divergências envolvendo os níveis adequados de vitamina D. O evento começa às 17h00 e faz parte da programação do 53º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, que acontece no centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.

Dr. Batista explica que os laboratórios e os profissionais da área estão diretamente envolvidos com o fluxo de solicitação, processamento, liberação e interpretação dos resultados desta análise. "Essa parceria com a comunidade médica é necessária para auxiliar no diagnóstico e tratamento dos pacientes, visando a segurança e bem-estar da população brasileira", completa.

Serviço - 53º Congresso de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial
Data do Congresso: 24 a 27 de setembro
Local: Centro de Convenções SulAmérica (Av. Paulo de Frontin, 1 - Cidade Nova, Rio de Janeiro - RJ)
Mais informações: http://www.cbpcml.org.br/

Sobre a SBPC/ML
A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e de outras especialidades como farmacêutico-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor. A especialidade médica responde por apoio a 70% das decisões clínicas do país, influenciando desfechos e resultados econômicos da assistência à saúde.

A SBPC/ML é responsável pelo PALC - Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos, que avalia laboratórios através de auditorias e determina se as práticas adotadas atendem requisitos pré-determinados para este tipo de serviço. O selo PALC garante a qualidade dos serviços prestados e a confiabilidade dos resultados dos exames.

Em 2019, a SBPC/ML lançou a campanha #ImportantePrevenir, uma ação de orientação e conscientização da população sobre a importância da realização de exames laboratoriais de forma racional, sobretudo na fase preventiva, de assistência primária, pois eles são usados frequentemente para prevenção, diagnóstico e monitoramento do tratamento de doenças.

A SBPC/ML dispõe de projetos de habilitação e qualificação profissional de acordo com a legislação em vigor, através de atividades voltadas para ensino, pesquisa e divulgação científica em Medicina Laboratorial, tendo como meta principal a saúde da população. Para alcançar esses objetivos a SBPC/ML realiza cursos, jornadas, congressos, eventos relacionados e publicações científicas.

Sobre o Lab Tests Online
O Lab Tests Online é um site produzido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial em parceria com a American Association for Clinical Chemistry (AACC).

O canal é voltado para pacientes e dispõe de informações e curiosidades sobre diversos testes laboratoriais, que são parte da atenção à saúde de rotina e do diagnóstico e tratamento de uma grande variedade de condições e doenças.

Para o profissional médico ou atuante em laboratórios de análises clínicas, o Lab Tests Online serve como referência rápida e fonte de atualizações em Medicina Laboratorial.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp