23/02/2024 às 10h21min - Atualizada em 23/02/2024 às 10h21min

Museu de Arte do Rio abre exposição na Praça do Santíssimo Salvador

Abertura da mostra itinerante “Meu Lugar” contou com a presença da primeira-dama, Tassiana Oliveira

- Redação
PMCG
A Praça do Santíssimo Salvador recebeu, na manhã desta quinta-feira (22), a cerimônia de abertura da exposição itinerante “Meu Lugar”, realizada pelo Museu de Arte do Rio (MAR), com patrocínio da Enel Distribuição. A primeira-dama, Tassiana Oliveira, prestigiou a atividade, que tem o apoio cultural da Prefeitura de Campos. Com entrada franca, a visitação da mostra acontecerá de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h e, aos sábados e domingos, das 11h às 19h.

A cerimônia contou com as presenças do diretor do MAR, Alex Lima; da executiva de governo da Enel, que atende ao município, Lilian Barros, e da presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas.

“Vivemos, a partir de hoje, a grande oportunidade de termos o Museu de Arte do Rio inteirando em nossa cidade, trazendo a democratização do acesso à cultura, porque sabemos que nem todo mundo tem a oportunidade de sair da sua cidade, sua localidade, ir para a capital visitar o Museu. Trago o agradecimento do prefeito Wladimir Garotinho ao MAR e aos patrocinadores do projeto, que escolheram Campos para o roteiro de visitação da mostra”, ressaltou Tassiana Oliveira.

O diretor do MAR, Alex Lima, manifestou sua alegria com a passagem da exposição por Campos. “Prestes a completar 11 anos, o MAR faz sua primeira visita a Campos, justamente em seu primeiro grande projeto de itinerância. Estamos muito honrados com a chance de apresentar nossa exposição e, também, de apresentarmos alguns artistas aqui da terra, na programação cultural que faz parte da nossa visita ao município”, disse.

“Estamos muito felizes pelo fato de vocês terem escolhido Campos para fazer essa itinerância, com esse projeto belíssimo, que vai agregar e trazer informação, por meio da arte. Quero agradecer a todas as secretarias da Prefeitura que estiveram conosco, para que pudéssemos receber a visita do MAR. Convoco a comunidade para que visite a exposição, até o próximo dia 10”, disse a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.

PRIMEIRA VISITA — Após os pronunciamentos, foi realizado o desenlace da fita, seguido da primeira visita ao bonito espaço da exposição, exibindo seu interessante acervo, com 90 obras de cerca de 40 artistas brasileiros, promovendo a importante reflexão de se pensar os sentidos do habitar no estado do Rio de Janeiro, seus problemas ao longo da história e as soluções criativas adotadas no dia a dia nas moradias.

Tassiana e a comunidade conheceram, de perto, o acervo de “Meu Lugar”, que, antes de Campos, passou pelos municípios de São Gonçalo, Duque de Caxias e Guapimirim.

ESPETÁCULOS — A abertura da mostra “Meu Lugar” terminou com as apresentações de dois espetáculos de difusão de duas tradições ancestrais da cultura campista: Jongo e Mana Chica. O Núcleo de Arte e Cultura de Campos - Companhia Gente de Teatro, apresentou “Mana Chica do Caboio - Cantares à Planície Goitacá”, com texto de Orávio de Campos Soares e direção de Neusinha da Hora, cantado e dançado por 15 atrizes. Em seguida, o Grupo de Jongo Congola, liderado por Geneci Maria da Penha, a Noinha, apresentou uma bonita performance, com 10 participantes. As performances foram prestigiadas pela escritora Priscilla Gonçalves de Azevedo, autora do livro “Mana Chica do Caboio nos passos da dança fluminense”.

O evento contou com as presenças da secretária de Serviços Públicos, Simone Muniz; da subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora; do subsecretário de Turismo, Edvar Júnior; e da vice-presidente da FCJOL, Fernanda Campos.

MOSTRA “MEU LUGAR” – PROGRAMAÇÃO CULTURAL

23/02 – SEXTA-FEIRA
19h – Show com Leny Moraes

25/02 – DOMINGO
17h – Teatro “Saltimbancos”

02/03 – SÁBADO
19h – Show com Sandro Balli

03/03 – DOMINGO
17h – Brincadeiras Musicais

09/03 – SÁBADO
18h – Show com a Banda Percussão “Aqualtune”
19h – Show com Renato Braga

10/03 – DOMINGO
17h – Espetáculo “A Viagem de um barquinho”
18h – Show com Rico Côrtes
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp