21/02/2024 às 15h28min - Atualizada em 21/02/2024 às 15h28min

Mostra itinerante do Museu de Arte do Rio começa nesta quinta em Campos

Exposição é uma parceria entre o Museu de Arte do Rio e a Enel Distribuição. Ação tem o apoio cultural da Prefeitura de Campos, via Fundação Oswaldo Lima

PMCG
A exposição itinerante “Meu lugar”, realizada pelo Museu de Arte do Rio (MAR) com patrocínio da Enel Distribuição, chegará a Campos nesta quinta-feira (22), às 11h, na Praça do Santíssimo Salvador. A mostra propõe uma releitura da exposição “Casa Carioca”, idealizada pelo MAR em 2020. A ação terá o apoio cultural da Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). A itinerância, que iniciou em setembro de 2023, já percorreu três cidades: São Gonçalo, Duque de Caxias e Guapimirim.

A proposta da exposição é fazer o público pensar os sentidos do habitar no estado do Rio de Janeiro, seus problemas ao longo da história e as soluções criativas adotadas no dia a dia nas moradias. Em Campos haverá uma ampla programação cultural gratuita para os moradores que visitarem a exposição.

Centenas de pessoas tiveram a oportunidade de percorrer uma exposição plural e reflexiva dentro da sua própria cidade. A mostra “Meu Lugar” conta com mais de 90 obras de cerca de 40 artistas brasileiros. “O ponto de partida para essa exposição é o dado de que apenas 15% das moradias no Brasil são construídas por arquitetos ou engenheiros. A maioria das nossas habitações é planejada e erguida pelos próprios moradores”, comenta Thiago Fernandes, curador da exposição itinerante.

O Museu de Arte do Rio reconhece que as populações socialmente vulneráveis devem ter direito à energia, água, saneamento básico e outros serviços fundamentais para sua sobrevivência, e a exposição pretende trazer a reflexão de que não sejam recorrentes as práticas que reverberam em riscos ecológicos e sanitários.

“Ampliar o MAR para outras cidades é uma maneira de descentralizar o acesso à cultura e ainda proporcionar às pessoas uma experiência diferenciada. A exposição ‘Meu Lugar’ possibilita um olhar documental sobre a maneira de viver de milhares de brasileiros. Dessa forma, a parceria firmada com a Enel reforça a missão do MAR de apresentar narrativas através de uma perspectiva diversa e democrática”, afirma Leonardo Barchini, diretor e chefe da Representação da OEI no Brasil.

A presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas, destaca a importância da passagem da mostra “Meu Lugar” pelo município. “Estamos muito felizes com a inclusão de Campos na itinerância da exposição. Queremos convidar a população para visitar a estrutura do MAR, entre esta quinta-feira e o próximo dia 10 de março, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h e, aos sábados e domingos, das 11h às 19h”, pontua.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

22/02 – QUINTA-FEIRA
11h – Dança popular Mana-Chica
12h – Grupo de Jongo Congola

23/02 – SEXTA-FEIRA
19h – Show Leny Moraes

25/02 –DOMINGO
17h – Teatro Saltimbancos

02/03 – SÁBADO
19h – Show Sandro Balli

03/03 – DOMINGO
17h – Brincadeiras Musicais

09/03 – SÁBADO
19h – Show Renato Braga

10/03 – DOMINGO
17h – Espetáculo “A Viagem de um barquinho”
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp