16/02/2024 às 16h10min - Atualizada em 16/02/2024 às 16h10min

Rosinha Garotinho planeja concorrer à prefeitura de São João da Barra em 2024

Costura feita pelo presidente estadual do MDB Washington Reis busca trazer ex-governadora de volta para a política fluminense

- Redação
O GLOBO
De olho em ampliar número de prefeituras em cidades fluminenses, o MDB quer filiar a ex-governadora Rosinha Garotinho para concorrer à prefeitura de São João da Barra nas eleições de outubro. O movimento, coordenado por Washington Reis, presidente estadual do partido, busca trazer a ex-chefe do Executivo de volta à arena política após anos sem ocupar cargo político. A filiação deve ocorrer na próxima semana, e em março será organizado um evento maior na cidade.

O anúncio oficial foi feito nesta quinta-feira, durante convenção para eleger o novo diretório do MDB no Rio. Reis já conversou com Rosinha, que teria concordado com a candidatura em cidade vizinha a Campos dos Goytacazes, reduto político da família Garotinho. A cidade hoje é comandada por seu filho, Wladimir Garotinho (PSD), em chapa que tem um quadro do MDB, Frederico Paes, como vice.

Apesar da filiação mirando candidatura nas eleições deste ano, Rosinha já enfrentou uma série de condenações na Justiça Eleitoral por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Em 2019, no julgamento mais recente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a condenação da ex-prefeita, inelegível por oito anos a contar de 2016. Com isso, ela fica impedida de concorrer a cargos elegíveis até este ano, 2024. A penalidade foi aplicada por abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação na eleição de 2012.

Ela já enfrentou duas condenações no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) por abuso de poder econômico por uso indevido de meios de comunicação nas eleições de 2008.

Durante o evento desta quinta-feira, que elegeu Washington Reis, Leonardo Picciani e Otoni de Paula para a presidência estadual da sigla, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores também se filiaram. O encontro marcou a migração de Alexandre Serfiotis, antes do PSD, para o MDB, além da vice-prefeita de Cachoeiras de Macacu, Patrícia Coelho, e vereadores de várias cidades do estado.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp