30/01/2024 às 14h07min - Atualizada em 30/01/2024 às 14h07min

Saúde de Campos informa o tratamento e cuidados para a população com dengue

Para os casos leves é recomendada hidratação oral, repouso e tomar uma medicação sintomática

- Redação
PMCG
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta a população com diagnóstico de dengue para o tratamento e os cuidados que devem ser seguidos, também em casa. Para os casos leves, que correspondem entre 80% e 90% dos pacientes com a doença, é recomendado exclusivamente hidratação oral, podendo ser utilizado água, sucos, água de coco, bebidas isotônicas, além de repouso e uso de medicação sintomática.

O diretor de Vigilância em Saúde, infectologista Rodrigo Carneiro, informou quais os medicamentos são indicados no tratamento do vírus e por quanto tempo o uso deles deve ser feito. “Para dor e febre é recomendado os antitérmicos e analgésicos (preferencialmente dipirona). Antialérgico também pode ser feito, por causa do exantema da pele e da coceira. Já para náuseas e vômitos, pode ser usado um antiemético. Lembrando que a duração dessas condutas, do repouso, da hidratação e medicação sintomática, vai de acordo com a evolução do paciente”, informou Rodrigo.

No tratamento da dengue clássica (sintomas leves), devem ser evitados os medicamentos salicilatos (ácido acetilsalicílico, ácido salicílico, dentre outros), pois podem favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas e acidose. Alguns anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) são: indometacina, ibuprofeno, diclofenaco, piroxicam, naproxen, sulfinpirazona, fenilbutazona, sulindac, diflunisal. Além dos AINES existem outros anti-inflamatórios denominados hormonais ou corticoesteróides, como prednisona, dexametasona e hidrocortisona. Todos os anti-inflamatórios podem aumentar a tendência hemorrágica na dengue e por isso são contraindicados.

Rodrigo Carneiro também falou sobre a alimentação do paciente durante o período de tratamento e esclareceu a respeito da transmissão do vírus. “O indivíduo deve ter uma alimentação saudável, evitando frituras, gorduras, alimentos industrializados, com conservantes, corantes, ultraprocessados, porque isso vai dificultar a sua digestão. Então, uma alimentação saudável, a base de frutas, legumes, verduras e carne magra, favorece a melhora clínica do paciente”, disse o médico, salientando que a transmissão do vírus da dengue ocorre exclusivamente pela picada do vetor, do mosquito do gênero Aedes aegypti. “Não há necessidade de isolamento do indivíduo com dengue. Dessa forma, ele pode frequentar o mesmo ambiente de outros contatos domiciliares, por exemplo”.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp