24/01/2024 às 17h07min - Atualizada em 24/01/2024 às 17h07min

''Patrulha da Chuva'' é criada para ações emergenciais durante alagamentos em Campos

Equipes atuam na verificação do sistema de drenagem dos cisternões, bombeando água de pontos alagados e ainda promovendo a remoção de lixo que compromete o escoamento pelos ralos das ruas e avenidas

- Redação
PMCG
A Secretaria de Obras e Infraestrutura instituiu o serviço Patrulha da Chuva, que compreende ações de emergência nos pontos de alagamentos por ocasião de precipitações pluviométricas intensas. De acordo com o volume de chuva, equipes passam a atuar em caminhões-tanque e com motobombas, percorrendo inicialmente os cisternões para a verificação do funcionamento do sistema de drenagem. Na sequência, são verificados pontos onde a drenagem ocorre de forma lenta, formando bolsões de água nas ruas. Equipes em veículos menores também atuam na remoção de lixo, como sacolas plásticas, copos e embalagens, entre outros, que obstruem o escoamento pelos ralos das vias públicas.

O caminhão-tanque faz a sucção da água acumulada e leva para desaguar em locais mais próximos, como canais, lagoa ou até mesmo no rio Paraíba do Sul, a fim de otimizar o trabalho e evitar transtornos a moradores e motoristas que passam pelo local. 

"A meteorologia aponta as alterações climáticas que podem resultar em tempestades, em chuvas volumosas. Campos é uma cidade que se estende por uma vasta área de planície e, por isso, temos retificado as dimensões das galerias em alguns trechos, substituindo por outras de maior diâmetro nos pontos críticos de alagamentos. Mesmo assim, essas medidas não são suficientes para conter grandes volumes de precipitação que têm caído sobre a cidade, com registro até de 62mm por cm2 em uma hora de chuva. Não há sistema de drenagem que possa absorver e drenar tanta água ao mesmo tempo. Por isso criamos esse serviço para ações emergenciais, com foco nos 17 cisternões e nos locais que formam bolsões de água", detalha o secretário de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro.

Nesta terça-feira (23), equipes atuaram em pontos alagados em bairros como o Parque Santa Helena e na limpeza de bueiros em diferentes vias, como na esquina da Rua 13 de Maio com Tenente Coronel Cardoso, no Centro. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp