22/01/2024 às 09h37min - Atualizada em 22/01/2024 às 09h37min

Mutirões irão intensificar o combate à dengue em Campos a partir da próxima semana

Ao todo, 19 bairros foram selecionados para receber a ação que visa eliminar o maior número de focos do vetor e conscientizar a população sobre a importância de manter as medidas preventivas

- Redação
PMCG
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) selecionou 19 bairros que irão receber intervenções de combate e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, por meio de mutirões. As ações começam na próxima sexta-feira (26) e seguirão até o dia 1º de março, com o objetivo de eliminar o maior número de focos do vetor e conscientizar a população sobre a importância de manter as medidas preventivas diariamente.

Durante os mutirões, que acontecerão simultaneamente com as visitas domiciliares de rotina, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) estarão recolhendo inservíveis, telando as caixas d’águas e aplicando larvicida, se necessário. Também irão orientar a população de como manter o ambiente intradomiciliar livre de proliferação do mosquito. Os mutirões serão realizados todas as sextas-feiras, sempre a partir das 9h.

“Dengue mata. Não podemos deixar que isso continue acontecendo, mas, para isso, precisamos da ajuda da população, pois 80% dos focos ainda são encontrados dentro das residências e isso pode ser evitado”, reforça o coordenador do Programa Municipal de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos.

Entre os critérios de seleção dos bairros estão os que apresentaram maior índice de infestação no Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), cujo resultado geral do município foi de 4,9%, e índice de oviposição no monitoramento por Armadilhas Ovitrampas, além daqueles que apresentam casos confirmados de dengue. Até o dia 18 deste mês, o município totalizava 75 casos. Não há confirmação para chikungunya e zika.

Para afastar o risco de uma epidemia no município, ações como não deixar água parada são de extrema importância, segundo Claudemir Barcelos. “O mosquito se prolifera em água limpa e parada, então, reserve 10 minutos por semana para verificar seu quintal, lavar bebedouro de animal com esponja ou escova, vedar sacos de lixo, vistoriar os ralos, calhas, caixas d’água, depósitos de degelo de geladeiras e ar-condicionado. Essas medidas evitam os focos do mosquito e, consequentemente, o número de casos da doença”, disse.

Confira o cronograma dos mutirões:

26/01 – Parque Vista Alegre e Parque Rosário, Parque Corrientes.
02/02 – Parque Benta Pereira, Jardim Aeroporto, Parque Riachuelo, Parque Pecuária
08/02 – Jóquei Clube, Parque Nova Brasília e São José
16/02 – Matadouro, Ururaí e Campo Limpo
23/02 – IPS, Tapera e Goitacazes
01/03 – Novo Jóquei, Parque Esplanada e Donana
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp