17/01/2024 às 17h56min - Atualizada em 17/01/2024 às 17h56min

Pfizer Baby é inserida no calendário de rotina infantil com esquema de três doses

Caso não tenha iniciado e/ou completado o esquema primário até os 9 meses, o imunizante poderá ser administrado até 4 anos, 11 meses e 29 dias

- Redação
PMCG
O Ministério da Saúde divulgou o Calendário Nacional de Vacinação para 2024. A novidade é a Pfizer Baby, que está inserida no calendário de rotina da criança com esquema de 3 doses (aos 6, 7 e 9 meses de idade). Caso não tenha iniciado e/ou completado o esquema primário até os 9 meses, o imunizante poderá ser administrado até 4 anos, 11 meses e 29 dias, conforme histórico vacinal, respeitando os intervalos mínimos recomendados, que é de 4 semanas entre a 1ª e 2ª dose; e 8 semanas entre a 2ª e 3ª dose.

O assessor técnico de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Leonardo Cordeiro, reforça a importância da vacinação, principalmente para a população idosa, as crianças e pessoas imunossuprimidas ou com comorbidades. “A vacina é a forma mais eficaz de proteger a população contra doenças imunopreveníveis. Então, o município estando com a cobertura vacinal nos padrões adequados, reduz bastante o risco de óbitos e internações de patologias variadas”.

Leonardo informa que a cobertura vacinal vem diminuindo drasticamente em todo o país, principalmente, após a pandemia do coronavírus. Ele reforça que as vacinas disponibilizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) são seguras e de vital importância para proteção contra algumas doenças graves e muitas vezes fatais. “Neste ano, temos como meta atingir os níveis adequados de cobertura vacinal para que essas doenças não venham acometer a nossa população”.

O Brasil é um dos países que oferece o maior número de vacinas à população. A política de vacinação é responsabilidade do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Por meio do programa, o Governo Federal disponibiliza gratuitamente no SUS 49 imunobiológicos: 32 vacinas, 13 soros e 4 imunoglobulinas. Esses imunizantes incluem tanto os presentes no Calendário Nacional de Vacinação quanto os indicados para grupos em condições clínicas especiais.

Veja AQUI o Calendário Nacional de Vacinação.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp