12/01/2024 às 12h24min - Atualizada em 12/01/2024 às 12h24min

Tradicional caminhada de Santo Amaro contará com quatro pontos de apoio

Primeiro ponto será no Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRV), o segundo em Mineiros, depois em Baixa Grande e o último próximo à chegada de Santo Amaro

- Redação
PMCG
Tudo preparado para a tradicional caminhada de Santo Amaro, padroeiro da Baixada Campista, celebrado no dia 15 de janeiro. A Prefeitura de Campos, em parceria com o Grupo RDZ, Café Três Corações, Grupo de Resgate Voluntário (GRV) e Grupo Pronto Cardio, vai instalar quatro pontos de apoio em todo o percurso na RJ 216, principal via de acesso à localidade. A tradição da festa completa 291 anos e teve início com a chegada dos monges beneditinos, vindos de Roma, na Itália.

Durante o trajeto, os fiéis vão contar com o primeiro ponto de apoio no Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRV), no Parque Tropical; o segundo em Mineiros; depois em Baixa Grande; e o último, próximo à chegada de Santo Amaro.

No primeiro ponto, para ajudar na segurança, os romeiros receberão pulseiras refletivas. Além disso, representantes das secretarias municipais de Governo e Turismo estarão nos quatro pontos acompanhando e apoiando nas estruturas.

Os locais vão contar, ainda, com aferição de pressão e glicose, distribuição de água e frutas. Já próximo à chegada, no último ponto, o Grupo RDZ vai disponibilizar profissionais para massagem. Os fiéis também contarão com uma máquina de café, disponibilizada pela marca Três Corações.

A secretária municipal de Turismo, Patrícia Cordeiro, fala da tradição e destaca a importância da maior festa religiosa da região. “A festa de Santo Amaro é o maior evento religioso da nossa região, um dos maiores do estado, e guarda uma tradição de 291 anos. Faz parte de uma manifestação cultural forte em ato de devoção e fé. Infelizmente, estamos vivenciando um momento lamentável, onde a falta de sensibilidade, não colocando a LOA (Lei Orçamentária Anual) em votação, compromete todos os setores da sociedade. Com a determinação do prefeito Wladimir Garotinho, de unirmos esforços com a iniciativa privada, para que os romeiros possam contar com o nosso apoio, estaremos presentes em todo o percurso, recebendo e assessorando os peregrinos em todo o trajeto. Nada vai tirar o brilho da procissão de fé no caminho de Santo Amaro”, ressaltou a secretária.

Limpeza e Iluminação Pública

De acordo com a secretária municipal de Limpeza Pública, Simone Muniz, as atividades serão mantidas neste fim de semana. “Apesar de tudo que está acontecendo com a não votação da LOA, esta semana, por enquanto, vamos manter as atividades. Santo Amaro está com uma equipe de varrição, inclusive, já concluímos a limpeza nas áreas necessárias durante a semana, bem como fizemos a manutenção de iluminação dentro da localidade. Hoje, estamos fazendo uma varredura, também na RJ, com manutenção e substituição dos pontos de luz apagados, serviço esse que seguirá amanhã. Onde vai ter ponto de apoio aos romeiros, a gente vai disponibilizar também esse suporte pela manhã, na varrição e no recolhimento de lixo na localidade”, enfatizou Simone.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp