10/01/2024 às 09h10min - Atualizada em 10/01/2024 às 09h10min

Defesa Civil registra 64,6 milímetros de chuva em uma hora na tarde desta terça em Campos

Foram 25 ocorrências relacionadas a quedas de árvores e o órgão atua em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos na remoção

PMCG
No período das 15h às 16h, o Centro de Monitoramento de Desastres (CEMOD) da Secretaria Municipal de Defesa Civil registrou grande intensidade pluviométrica. Foram 64,6 milímetros de chuva em uma hora. Em função disso foram 25 ocorrências de árvores caídas em vias públicas, com a Defesa Civil atuando em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos na remoção. As árvores ainda estão sendo retiradas.

“Não podemos evitar fenômenos naturais, mas com informações prévias e alertas à população, definimos estratégias preventivas”, explicou o secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto.

CHUVA DE VERÃO

Observamos que o núcleo de chuva convectiva, conhecida como “Chuva de Verão”, causou precipitação concentrada na região central de Campos. Este tipo de chuva é difícil prever e é resultado de intensa radiação solar e de um canal de umidade que, somados, criam nuvens conhecidas como Cúmulo Nimbus, bastante carregadas e, geralmente, associadas a ventos e incidência de raios.

Normalmente os núcleos descarregam grandes acumulados em um curto espaço de tempo de forma concentrada em uma região, sendo que alguns podem se formar exatamente sobre localidades específicas e sem aviso prévio, o que exatamente ocorreu na região Central do município.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp