05/01/2024 às 10h49min - Atualizada em 05/01/2024 às 10h49min

Saúde de Campos prorroga mutirão de cirurgias eletivas até 28 de fevereiro

‌Mais de 5.200 procedimentos já foram realizados, superando a meta inicial que era de 4 mil cirurgias

- Redação
PMCG
A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), prorrogou para até o final de fevereiro o Mutirão da Saúde de cirurgias eletivas. Lançada pelo prefeito Wladimir Garotinho em 13 de julho do ano passado, a 6ª etapa previa 4 mil procedimentos até 31 de dezembro, para zerar a fila existente de cirurgias bariátricas, de catarata e gerais eletivas (hérnia, vesícula, ginecológica, cabeça e pescoço, urológicas e ortopédicas), existentes no município.

Segundo a diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), Bruna Araújo, mais de 5.200 procedimentos já foram realizados, superando a meta inicial, sendo, 650 cirurgias e outros 4.550 serviços, entre consultas de triagem, avaliação cirúrgica e exames pré-cirúrgicos.

“A prorrogação se deu em função de que muitos pacientes ainda estavam no processo e concluíram a realização do risco cirúrgico, no entanto, o tempo para a realização das cirurgias não era suficiente, tendo os procedimentos planejados para os meses de janeiro e fevereiro. Informamos, ainda, que aqueles que aguardam por uma consulta com cirurgião, através do Núcleo, serão agendados”, disse Bruna.

Já para os novos pacientes, a diretora destacou que o pré-agendamento será feito presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, através da recepção da sala 1 no Núcleo de Controle e Avaliação, que funciona na Rua Voluntários da Pátria, nº 175, em frente ao prédio da secretaria de Saúde. Entre os documentos necessários estão o pedido original do Sistema Único de Saúde (SUS), que é o encaminhamento médico, documentos pessoais, cartão do SUS e todos os exames de imagem realizados até o momento.

“Aquelas pessoas que tiverem indicação para alguma das cirurgias previstas no mutirão, poderão procurar o núcleo para o agendamento com cirurgião para início da programação do seu procedimento cirúrgico”, orientou.

MUTIRÃO

O total de recursos investidos neste mutirão foi de R$ 9.315.503,88, entre verba federal, estadual e aporte municipal. Dentre os procedimentos ofertados estão: Exérese de cisto tireoglosso; Tireoidectomia parcial e total; Amigdalectomia e adenoidectomia; Colecistectomia e colecistectomia videolaparoscópica (retirada da vesícula); Hernioplastia epigástrica, incisional, inguinal (bilateral), inguinal /crural (unilateral) e umbilical; Reparo de rotura do manguito rotador; Tratamento cirúrgico de luxação recidivante / habitual de articulação; Reconstrução ligamentar intra-articular do joelho; Tratamento cirúrgico de rotura do menisco com meniscectomia; Extração endoscópica de cálculo em pelve renal; Ureterolitotripsia transureteroscópica; Histerectomia (por via vaginal); Histerectomia total; Histeroscopia cirúrgica com ressectoscópio, além de colpoperineoplastia anterior e posterior.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp