04/01/2024 às 10h25min - Atualizada em 04/01/2024 às 10h25min

​Verão sanjoanense já tem agenda aberta ao público para caminhada de filhotes de tartarugas marinhas ao mar

Atividade educativa faz parte da programação de janeiro da Reserva Caruara e está com inscrições disponíveis no site

- Redação
Ascom
Moradores e turistas que frequentam as praias de São João da Barra, no norte do estado, já podem conferir de perto as caminhadas de filhotes de tartarugas marinhas ao mar. Tradicionalmente promovida pela Reserva Caruara, a atividade educativa costuma atrair milhares de pessoas, como parte da agenda de verão do município.

 Com mais de 1.600 ninhos identificados e cerca de 25.500 nascimentos registrados, a atual temporada reprodutiva já tem superado a anterior, com quase o triplo de filhotes contabilizados até agora. Em 15 anos de Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas, já são mais de um 1,2 milhão de filhotes somados. Além de identificar, proteger e monitorar cada ninho, o programa, que faz parte da Reserva Caruara, também organiza as caminhadas de filhotes abertas ao público, como parte de suas ações de conscientização. Neste mês de janeiro, elas acontecerão todas as sextas, às 16h, e aos sábados, às 9h. As inscrições para participação já estão disponíveis no site oficial da Caruara: reservacaruara.com.br.

Além da agenda atrelada às tartarugas, a Caruara ainda conta com uma programação fixa, com outras atividades com foco em educação ambiental, como trilhas ecológicas, eventos culturais, exposições, e tour pela sede instalada às margens da Lagoa de Iquipari.

“Todo o ano, montamos uma agenda especial junto à comunidade para o acompanhamento deste momento único, que é a caminhada de filhotes de tartarugas ao mar. Acreditamos no simbolismo dessa atividade como uma de nossas principais ferramentas para sensibilizar a população sobre a importância do envolvimento de todos, quando o assunto é preservação ambiental. Deixo aqui o meu convite para que venham participar da nossa programação de verão”, explica Caio Cunha, gerente da Reserva Caruara.

 O PMTM é desenvolvido pela Porto do Açu Operações, em parceria com a Fundação Projeto Tamar e as empresas Ferroport, Vast e GNA. Desde 2008, o PMTM monitora toda a faixa de areia, que vai do pontal de Atafona, em São João da Barra, até a Barra do Furado, em Campos. A região é área prioritária de desova da espécie Caretta caretta, conhecida como cabeçuda, ameaçada de extinção.

 O período de desovas vai de setembro a março. Por isso, quem frequenta as praias da região já consegue ver as estacas usadas pelos monitores do programa para identificação dos ninhos, assim como mensagens de conscientização distribuídas em pontos estratégicos.

 “Aproveitamos esta temporada para reforçar nossas orientações sobre os cuidados que os banhistas devem ter para contribuir com nosso trabalho de preservação. Alertamos a todos para não interferirem nas demarcações dos ninhos e não trafegarem com veículos nas areias. Outro ponto importante é fazer o descarte correto do lixo, já que a interação com resíduos é uma das principais causas de morte do animal”, pontua Tatiane Bittar, coordenadora do programa.

Temporada de cinema e pipoca na Caruara

 Ainda dentro da agenda de verão da Reserva Caruara, o público interessado em Sustentabilidade poderá acompanhar curtas-metragens sobre a temática, a partir de 13 de janeiro. A sede da unidade de conservação está entre os 336 espaços selecionados no Brasil pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima para participar da 12ª Mostra Circuito Tela Verde, que tem o objetivo de divulgar e estimular atividades de educação ambiental, por meio da linguagem audiovisual. No Rio, são 9 espaços exibidores diferentes. Os grandes temas trabalhados nos filmes são Produção e Consumo, Povos e Comunidades Tradicionais, Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e Agrotóxicos e Saúde. As inscrições para o circuito também estão abertas no site oficial da Caruara.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp