02/01/2024 às 15h11min - Atualizada em 02/01/2024 às 15h11min

Mais de 50 alunos da rede municipal de ensino são aprovados no IFF

Os investimentos feitos desde 2021 na Educação de Campos já estão rendendo frutos

- Redação
PMCG
Os investimentos feitos desde 2021 na Educação de Campos já estão rendendo frutos. Mais de 50 alunos de diversas unidades escolares da rede municipal de Educação estão celebrando, com seus pais e professores, a conquista da aprovação para o Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). Alguns deles têm ainda mais motivos para comemorar, pois alcançaram os primeiros lugares para o curso desejado.

Os adolescentes são estudantes de escolas como Clóvis Tavares, Miguel Henrique Gomes, Leôncio Pereira Gomes, Claudia Almeida Pinto de Oliveira, Professora Eleonora da Silva Pinto, Ciep Wilson Batista, Frederico Paes Barbosa, Farol de São Tomé, Santa Maria, Amaro Prata Tavares, Nossa Senhora Aparecida, Eloy Ornelas, Albertina Azeredo Venâncio, Conselheiro Josino, Nossa Senhora da Conceição e Marechal Artur da Costa e Silva.

A aluna Lavínia Barbosa Jardim, da Escola Clóvis Tavares, agradeceu o apoio da unidade escolar. “A escola Clóvis Tavares representa, para mim, mais do que aulas de matemática e português. Eles nos educam no sentido literal da palavra, mesmo. Ensinar desde a ler e escrever a nos tornar seres humanos honestos. O que mais me motivou foram os meus professores e os funcionários da rede pública, que nunca desistiram do meu potencial e sempre disseram que eu conseguiria. A rede pública me deu a melhor formação humana possível. A educação muda vidas, e vidas mudam o mundo”, comentou.

A diretora Ana Paula Boa Morte informou que cinco alunos foram aprovados na unidade. “É com muita alegria que recebemos o resultado. Acreditamos na educação pública de qualidade e no potencial dos nossos alunos. É um trabalho de equipe que propicia estarmos vivendo esse momento tão gratificante”, disse.

Segundo o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Marcelo Feres, a Escola Albertina Azeredo Venâncio, por exemplo, registrou oito aprovados para o IFF este ano. “Resultados como esses mostram que lutar com e pela Educação vale muito a pena. Sou ex-aluno do IFF e hoje servidor desse Instituto do qual tenho muito orgulho de fazer parte. Sei exatamente a emoção que esses estudantes e seus pais estão sentindo ao serem aprovados nesse importante processo seletivo. Tenho certeza de que aprenderão muito e terão um futuro de sucesso. A Secretaria de Educação vai continuar trabalhando muito a fim de garantir o direito ao acesso à educação de qualidade para todos. Essa vitória é de toda a escola, dos professores e dos pais. Quando família e escola caminham juntas, o resultado é sempre positivo. Parabéns aos alunos e continuem seguindo em frente!", comemorou Marcelo.

A diretora pedagógica da secretaria, Tânia Alberto, afirmou que uma das razões para esse sucesso foi a mobilização das escolas em incentivar os alunos a superarem os desafios e a buscarem seu futuro.

“Quando mudamos o currículo dos anos finais para 30 horas e incluímos disciplinas, como projeto de vida, projeto integrador e computação, tínhamos em mente justamente dar qualidade de tempo de estudo aos alunos para que eles tivessem oportunidade de sonhar com o futuro que sequer eles conheciam. A segunda questão é que, como estamos vindo de dois anos parados de pandemia e esses alunos só retornaram seus estudos presenciais de maneira mais eficaz a partir de 2022, nós lançamos o desafio de não fazer reprovação de alunos para tentar recuperar o desempenho deles em dois anos, para que não fossem punidos com reprovação ou com abandono escolar, por conta do tempo que ficaram sem estudar e desmotivados pela pandemia. A gente identificou que essa foi uma decisão muito acertada, porque contribuiu para que eles ganhassem tempo para retomar os estudos e ficassem comprometidos com o sucesso deles”, analisou Tânia.

Para ela, o incentivo dos diretores, pedagogos e professores foi crucial. “Eles ajudaram diariamente esses alunos a melhorarem o seu desempenho escolar e a seguirem no ensino médio, em oportunidades que vão além de só fazer o currículo de formação geral. Parabéns a todos!”, disse Tânia.

A coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais, Ana Márcia Scot, concordou que esse resultado é fruto do trabalho árduo desenvolvido pelos gestores e educadores em parceria com a Seduct. 

“Durante todo ano letivo foram realizadas ações para cumprimento das metas do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE). É gratificante percebermos o crescimento dos alunos e como a educação do município vem se desenvolvendo, bem como as políticas públicas aplicadas têm proporcionado uma melhora significativa na educação. Ainda vamos aguardar o resultado da Faetec, cujas provas serão realizadas em 14 de janeiro”, informou.

Confira AQUI a lista dos alunos aprovados.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp