02/01/2024 às 11h29min - Atualizada em 02/01/2024 às 11h29min

Vacina meningocócica ACWY volta a ser aplicada para adolescentes de 11 e 12 anos em Campos

Em maio deste ano, o Ministério da Saúde havia ampliado a oferta do imunizante, para o público-alvo de 11 a 14 anos

- Redação
PMCG
A partir desta segunda-feira (1º) a vacina meningocócica ACWY (Conjugada) volta a ser aplicada na rotina padrão, no Calendário Nacional de Vacinação, ou seja, para adolescentes de 11 e 12 anos, em dose única. Em maio deste ano, o Ministério da Saúde havia ampliado a oferta do imunizante, para o público-alvo de 11 a 14 anos.

A decisão do Ministério da Saúde de ampliar a vacinação, de forma temporária, foi devido à pandemia do coronavírus, onde muitos adolescentes não se imunizaram por conta das medidas restritivas. Em junho, uma segunda nota técnica ampliou novamente o prazo da oferta da vacina, para até 31 de dezembro. Esta nova medida se deu em função de os adolescentes serem os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença no país.

No município, a vacinação de ACWY somam 4.376 doses, entre os meses de janeiro a outubro deste ano. O imunizante está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na sala de vacina da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo a orientação do Ministério da Saúde, caso tenha tomado uma dose na rede privada há mais de 5 anos, o adolescente de 11 e 12 anos pode tomar uma pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp