27/12/2023 às 12h00min - Atualizada em 27/12/2023 às 12h00min

Pré-natal: Saúde disponibiliza exame ecocardiograma fetal em Campos

O procedimento foi incorporado ao protocolo de assistência às gestantes em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, atendendo a uma Lei Federal

- Redação
PMCG
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já disponibiliza o ecocardiograma fetal para gestantes na rede pública de saúde. O exame avalia o coração do feto para identificar anomalias e arritmias. Segundo Rayssa Gonçalves Machado, coordenadora do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), da Secretaria de Saúde, o ecocardiograma passou a ser obrigatório por força da Lei 14.598/23, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Rayssa explicou que o exame foi incorporado ao protocolo de assistência às gestantes em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Além do ecocardiograma, as gestantes do município têm acesso a uma ampla gama de exames, incluindo os testes rápidos para detectar HIV, sífilis e hepatites B e C. O mais importante é que não há fila de espera para consultas”, disse ela.

Segundo Rayssa, tão logo descubra ou desconfie que esteja grávida, a mulher deve procurar a UBS mais perto de sua casa ou agendar o atendimento no site da Prefeitura, clicando na aba Consulta Fácil.

“Com a criação, em julho deste ano, da Rede de Monitoramento do Pré-Natal, passamos a fazer uma busca ativa para saber quantos exames e consultas a gestante realizou durante o pré-natal, já que o preconizado são seis consultas no período gestacional”, explicou.

Ela disse, ainda, que é gratificante observar a diminuição dos óbitos maternos e infantis, que é resultado do monitoramento do pré-natal e da oferta de cuidados. Para 2024, Rayssa disse que a proposta é garantir uma assistência focada ainda mais no bem-estar das gestantes e dos bebês, dando continuidade à capacitação dos profissionais da Atenção Básica, que aconteceu ao longo de 2023.

A capacitação é uma das estratégias do programa “Sífilis Zero”, lançado no dia 6 de setembro deste ano pelo secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, com o objetivo de reduzir o número de casos, interromper a transmissão e monitorar os pacientes em tratamento.

“Durante o treinamento, os profissionais também recebem orientações de como utilizar o programa Salus, que é um Sistema para Monitoramento de Agravos na Atenção Básica e tem ajudado no diagnóstico, tratamento e monitoramento inteligente dos casos de sífilis adquirida, congênita e criança exposta", concluiu Rayssa.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp