18/12/2023 às 16h28min - Atualizada em 18/12/2023 às 16h28min

Festas de fim de ano reforçam importância de atualizar a caderneta de vacinação

Em fevereiro deste ano, o Ministério da Saúde lançou o Movimento Nacional pela Vacinação visando retomar os altos índices de proteção no Brasil

- Redação
PMCG
Com a proximidade das festas de final de ano e das férias, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de a população atualizar a caderneta de vacinação. Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, as vacinas contra a Covid-19 e gripe, por exemplo, continuam sendo a principal medida de proteção contra as complicações e óbitos provocados pelas referidas doenças, principalmente naqueles que pertencem ao chamado grupo de risco, como os idosos, pessoas com comorbidades e imunossuprimidos.

“Não percam a oportunidade de tomar as vacinas. Ainda não sabemos qual será o cenário epidemiológico das doenças infecciosas em 2024, principalmente as respiratórias”, explicou o médico, ressaltando que o ideal é completar o esquema vacinal da Covid-19 com antecedência de ao menos 14 dias dos encontros e eventos.

Foi o que fez a gerente de lojas Miriam de Souza, 37 anos, que esteve na secretaria de Saúde no último dia 7 para tomar a dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19, a antitetânica e a da gripe. “Sei da importância de manter o cartão de vacina em dia e, como vou para a praia aos finais de semana no período do verão, resolvi tomar as vacinas que estavam faltando”, afirmou ela.

Charbell lembrou que, em fevereiro deste ano, o Ministério da Saúde lançou o Movimento Nacional pela Vacinação, visando retomar os altos índices de proteção no Brasil, que sofreram queda nos últimos anos, além de combater a desinformação e as notícias falsas que afetaram a confiança da população na eficácia dos imunizantes.

“As vacinas são a estratégia de prevenção mais bem-sucedida que existe. Elas previnem desde uma doença infectocontagiosa, como a gripe, a um câncer de fígado, quando a pessoa recebe a vacina contra a hepatite B”, afirmou ele, destacando que, ao fazer uma análise de todas as estratégias dos últimos anos, uma das maiores experiências mundiais já vividas foi o controle da pandemia pelo coronavírus por meio da vacina.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp