18/12/2023 às 10h17min - Atualizada em 18/12/2023 às 10h17min
Banhistas são arrastados por correnteza em Grussaí; grupo foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros
Parahybano
Neste domingo (17), pelo menos 15 banhistas foram arrastados por uma correnteza no mar em frente ao Polo Gastronômico, na praia de Grussaí, distrito de São João da Barra. Todos foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e passam bem.
No início da tarde, os militares foram acionados para socorrer o grupo que foi arrastado. Um jet ski foi utilizado para trazer os banhistas de volta à margem da praia.
A ação foi aplaudida pela população que estava cutindo o domingo na praia de Grussaí.
Outro afogamento Um menina de 6 anos também foi socorrida após sofrer afogamento no Pontal de Atafona. Ela passa bem e não precisou ser encaminhada para uma unidade de Saúde.
Riscos de afogamento Os bombeiros alertam que no período de férias de verão as praias costumam ficar lotadas e, por isso, os afogamentos também aumentam. Muitos pais levam as crianças para o mar. De acordo com o Corpo de Bombeiros, é preciso estar alerta, principalmente no período da noite.
Caso você esteja se afogando, a indicação é nadar para os lados.
"A gente sempre recomenda que a pessoa tente flutuar e acenar para a faixa de areia, para o guarda-vidas perceber o afogamento. Se a pessoa tiver condições de nadar, a gente indica que ela nade sempre para os lados, nunca para a frente. As pessoas tentam nadar de volta para a areia mas não dá certo por causa da corrente de retorno. Nade para os lados de forma paralela à praia para sair da vala", ressalta o Bombeiro Militar.
"A gente orienta as pessoas nas pedras, pede para sair do mar, isso ajuda a evitar. Se você ver alguém se afogar, não tente socorrer por conta própria. Você pode ser uma nova vítima. Se estiver na areia, acione o guarda-vidas ou ligue para o 193 que chegamos até de helicóptero", completa.