15/12/2023 às 20h41min - Atualizada em 15/12/2023 às 20h41min

Campos entre os cinco municípios com maior crescimento no PIB em todo o país

Dados divulgados pelo IBGE, nesta sexta-feira (15), relatam que Campos está entre os cinco municípios, com crescimento no PIB do Brasil, com + 0,1 ponto percentual

- Redação
PMCG
Na contramão de grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo, cidade que mais gera renda no país, mas que perdeu participação no Produto Interno Bruto (PIB), municípios como Campos tiveram ganho de participação superior ao daqueles com indústria diversificada. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (15), relatam que Campos está entre os cinco municípios, com crescimento no PIB do Brasil, com + 0,1 ponto percentual.

Entre as cidades do Rio de Janeiro com destaque no crescimento do PIB, Campos se destaca em quarto lugar, tendo à sua frente apenas os municípios de Maricá, Saquarema e a cidade de Niterói, todos que têm em comum, a proximidade com a capital fluminense.

Já as cinco quedas de participação mais intensas foram de São Paulo (SP), com perda de participação de 0,6 ponto percentual; Rio de Janeiro (RJ), -0,4 ponto percentual; Brasília (DF), -0,3 ponto percentual; Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS), ambos com -0,1 ponto percentual.

O prefeito Wladimir Garotinho fala dos avanços do município, como consequência dos investimentos em políticas públicas, desde o início de sua gestão. “Seguimos avançando ano após ano. Campos, hoje, é o 4° município em geração de empregos formais em todo Estado, segundo dados do Caged. Nossa cidade é a que mais abre empresas em toda região. Lideramos também em energias renováveis. O crescimento do PIB é o resultado de políticas públicas preocupadas com a Campos do amanhã”, pontua Wladimir.

“Sendo uma das 200 cidades mais importantes no país, Campos dos Goytacazes segue crescendo sua participação relativa no PIB dos municípios brasileiros em função de ser um importante entroncamento logístico, que atrai grandes lojas atacadistas, sua proximidade com o Porto do Açu e o papel de seu segmento de serviços educacionais, saúde e cultura. A recuperação recente do emprego formal na cidade sinaliza que esse dinamismo tende a se intensificar nos anos vindouros”, ressalta o diretor de Indicadores Econômicos e Sociais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ranulfo Vidigal.

Empreendedorismo - Políticas de fortalecimento da economia do governo Wladimir Garotinho também colocaram Campos em evidência no cenário nacional. No ranking oficial do Governo Federal, elaborado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), aponta que o município está entre os 100 primeiros do país no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE-2023). Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva, programas implantados ao longo dos dois últimos e investimentos em potenciais micro e pequenos empreendedores têm incentivado a criação de novos negócios em Campos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp