15/12/2023 às 20h38min - Atualizada em 15/12/2023 às 20h38min

Defesa Civil de Itaperuna se prepara para as chuvas de verão na cidade

Ascom
As chuvas de verão, que já são comuns em Itaperuna e região, já são esperadas pela Defesa Civil do município. Por conta disso, o órgão se reuniu, na manhã desta quarta-feira, dia 13 de dezembro, com todas as secretarias da Prefeitura Municipal e com a Defesa Civil do Estado do RJ para, juntos, buscarem estratégias para reduzir os reflexos dos alagamentos causados pelas chuvas durante esse período.

O encontro aconteceu no auditório da SEMED e contou com a presença do prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão, do 2º tenente do Bombeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro e coordenador regional da Defesa Civil do Noroeste - REDEC, Daniel Bernardo Rodrigues e do diretor de segurança e Defesa Civil, André Brasil.

Segundo o secretário da pasta Aloisio Freitas da Luz, o Major Luz, todas as pastas deverão estar de prontidão para colaborar nessas situações, cada um com seus respectivos serviços de atendimento. A Educação, por exemplo, ficará a cargo de providenciar os alojamentos; a Saúde com atendimento médico aos moradores atingidos pelas cheias, a Assistência Social com alimentos e auxílios, Obras com a desobstrução de ruas e limpeza das vias, entre outras. 

“Trabalhamos com a previsão e a preparação para atuarmos nesses casos de desastres por conta das chuvas de verão. Essa reunião é de alinhamento com todos os setores para acionarmos, caso seja necessário, durante esse período”, disse Major Luz.

De acordo com o tenente Daniel Bernardo, a previsão é que este ano as cheias possam acontecer, não pelos níveis dos rios, mas pelas chuvas isoladas, já que a temperatura na região está mais quente do que nos anos anteriores. 

“As chuvas podem vir em grande quantidade e isoladas. Isso também faz com que as ruas fiquem alagadas e os barrancos encharcados, oferecendo riscos principalmente para quem mora em lugares mais vulneráveis. Nesse verão poderão ocorrer situações atípicas por conta das mudanças climáticas”, disse.

Já o prefeito Alfredão, solicitou que todos os moradores possam ficar atentos às informações e que não se recusem a sair de suas casas quando necessário. 

“Nossa preocupação é com vidas. Estamos nos organizando para atender a todos os moradores, mas precisamos também da colaboração deles quando forem acionados pela Defesa Civil. Não podemos mudar o clima, mas podemos orientar e salvar vidas”, disse o prefeito.

Para quem quiser receber os alertas de chuvas em sua localidade por meio do serviço SMS, basta se cadastrar no canal gratuito da Defesa Civil do Estado, enviando o cep da sua localidade para qual deseja informações para o número 40199. O canal é exclusivo para divulgação de alertas, notícias e dicas de prevenção contra acidentes e o usuário cadastrado passará a receber direto no celular, avisos sobre alagamentos, deslizamentos e outros desastres naturais nas áreas cadastradas.

Texto e fotos: Bianca Marques - DECOM Itaperuna
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90