15/12/2023 às 10h10min - Atualizada em 15/12/2023 às 10h10min
Prêmio Norma Brito homenageia campistas que lutam pelos Direitos Humanos
Segunda edição da premiação aconteceu nesta quinta (14), no Museu Mistórico. Membros do governo municipal, da sociedade civil e de diversas entidades foram homenageados
- Redação
PMCG
A Prefeitura, através da Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, realizou nesta quinta (14), o II prêmio Norma Brito de Direitos Humanos. O evento aconteceu no Museu Histórico de Campos e homenageou cidadãos campistas que promovem a garantia dos Direitos Humanos.
Entre os homenageados estavam membros do governo municipal: secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho; secretário de Transparência e Controle, Rodrigo Resende; subsecretária de Políticas para as Mulheres, Josiane Viana; presidente da Fundação Municipal de Infância e Juventude (FMIJ), Leon Gomes; diretor de Vigilância em Saúde, Rodrigo Carneiro; entre outros. Foram homenageados, ainda, representantes da sociedade civil, professores, advogados e pessoas ligadas movimentos culturais, sociais e religiosos.
“É necessário que mulheres, negros, pessoas LGBTQIA+ e do grupo intitulado minoria ocupem espaços de relevância na sociedade. O trabalho desenvolvido pela Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos é exemplar neste sentido. É um momento muito impar estar aqui sendo homenageado e representando a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, porque o nosso papel é diminuir a desigualdade na esfera da vulnerabilidade, mas também nos contextos históricos", disse o secretário Rodrigo Carvalho
"O governo do prefeito Wladimir Garotinho já vem desenvolvendo práticas e políticas para a promoção da igualdade racial e direitos humanos como um todo. Agora, estamos reconhecendo a sociedade civil, os movimentos sociais e os ativistas que lutam na efetivação desses direitos", explicou o subsecretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Gilberto Coutinho.
Lucilia Damasceno foi uma das homenageadas. Ela é coordenadora do projeto Guerreiros da Paz, no bairro da Tapera. O projeto atende cerca de 90 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, com atividades culturais e esportivas. "No projeto Guerreiros da Paz, a gente reforça importância do conhecimento, principalmente para os menores. Com o poder do conhecimento em mãos, elas terão noção dos deveres e direitos que elas têm", disse.
Durante a premiação, a SIRDH apresentou dados do programa Disque Direitos Humanos, canal que foi lançado pela subsecretaria em 2022. O Programa atende, de forma anônima, denúncias de racismo, LGBTfobia e intolerância religiosa. Em dois anos de funcionamento, o Disque Denúncia realizou 411 atendimentos. Destes, 158 foram de casos de racismo religioso e intolerância religiosa, 131 de racismo, 94 casos de LGBfobia, 17 casos de violência doméstica e 6 de violência política.
"Os dados que foram compilados forma elementos que serão entregues às delegacias da cidade, bem como outros órgãos externos, sendo o Ministério Público e a Defensoria Pública.A Prefeitura de Campos inovou trazendo esse serviço e vai continuar acompanhando os desdobramentos desses casos", disse Coutinho.
A premiação leva o nome “Norma Brito” em homenagem póstuma à educadora e ativista do Movimento Negro de Campos, Norma Ribeiro Brito, que morreu aos 52 anos em 2017.