13/12/2023 às 10h17min - Atualizada em 13/12/2023 às 10h17min
Primeira Unidade Básica de Saúde Animal de Campos deve ser entregue ainda este ano
A UBS vai funcionar em um prédio do órgão no Parque João Maria e atenderá pets de pequeno porte
Jornal Aurora - Redação
PMCG
A primeira Unidade Básica de Saúde Animal de Campos, pioneira na região, já está quase pronta. Em suas redes sociais, o prefeito Wladimir Garotinho divulgou que a obra de reforma e adaptação deve ser entregue ainda este ano. O anúncio da construção da UBS para pets de pequeno porte (cães e gatos) foi feito pelo prefeito em maio do ano passado, durante a ordem de serviço para retomada das obras do Bairro Legal no Parque Julião Nogueira, em maio de 2022.
“Já está quase pronta a primeira UBS PET de Campos. O prédio foi reformado e adaptado especialmente para os nossos amiguinhos de quatro patas. A expectativa é que a obra seja concluída ainda este ano, e, assim que estiver finalizada, anunciaremos a data da inauguração. Uma conquista importante para a saúde e bem-estar dos nossos queridos animais de estimação”, disse o Wladimir.
Segundo o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Carlos Morales, a unidade funcionará em um prédio do órgão, situada à Rua Silvio Fontoura, no Parque João Maria, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Ele ressaltou que não se trata de um hospital ou clínica, mas de uma unidade de saúde que vai prestar o primeiro atendimento clínico gratuito. Além disso, os atendimentos serão prioritários para casos de urgência e pessoas que não têm condições de custear uma consulta em clínica particular.
“A proteção animal começa pelos cuidados, com todo atendimento à saúde do pet. Essa UBS era um sonho antigo que está se realizando. Um serviço totalmente gratuito para o primeiro atendimento de cães e gatos. Lembrando que, os serviços serão consultas e, dependendo do diagnóstico, o veterinário receitará a medicação para o proprietário comprar, com exceção da esporotricose, que é uma zoonose (passa do gato para o ser humano), onde o CCZ disponibiliza o remédio gratuitamente, mediante receita emitida pela UENF”, pontuou o diretor, acrescentando que na unidade não terá internação.