07/12/2023 às 13h31min - Atualizada em 07/12/2023 às 13h31min

IV Festa do Queijo acontece neste fim de semana em Campos

Evento visa celebrar o produtor rural que produz queijo e leite e os empreendedores que geram emprego e renda na região

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Com o objetivo de promover a cultura regional, discutir o desenvolvimento econômico do interior do município e fortalecer a agricultura familiar, vai acontecer neste final de semana a IV Festa do Queijo, em Espírito Santinho. O evento é organizado pela Associação de Moradores de Espírito Santinho (Amores) em parceria com a Emater-Rio, com realização da Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca. Em 2022, a Festa do Queijo entrou para o calendário oficial de eventos do município.

A IV Festa do Queijo visa celebrar o produtor rural e empreendedores, que, além de produzirem queijo e leite, geram empregos e renda na região. Este ano, o evento vai tratar de temas importantes para a continuidade da pecuária leiteira, abordando a aplicação de ações de suporte, incentivo e modernização da cadeia produtiva; aprimorando e capacitando todos os envolvidos para o bom desempenho e sobrevivência dessa tradição local.

Secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Junior destaca que a festa tem papel fundamental no desenvolvimento da região, no avanço da tecnologia e na divulgação dos produtos da terra.
“A festa do queijo de Espírito Santinho é um evento importante para a agricultura e agropecuária de Campos, porque ela interage com aquilo que é o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite, do Programa Campos Leite, de levar a tecnologia, assistência técnica, da organização dos produtores e divulgação dos projetos de sabores da terra, que têm a ver com os nossos produtos. E tudo isso vai ao encontro do que estamos fazendo de infraestrutura e estradas. É uma festa importante que a Prefeitura tem apoiado ano após ano e tem tudo a ver com a política agrícola do governo Wladimir e daquilo que já estamos realizando no município”, enfatizou o secretário.

Presidente da Associação de Moradores de Espírito Santinho e um dos organizadores da programação, Wagner Crespo explica que a Festa do Queijo é um evento para promover a cultura da região e um espaço de participação de palestras para discutir o desenvolvimento econômico do interior do município.

“A festa é um evento que dá reconhecimento, porque homenageamos o produtor que tem melhor qualidade do leite, o mais idoso, a produtora rural, os atores que foram importantes para a região, para a pecuária leiteira. É um momento para valorizar e melhorar a autoestima do produtor e, além disso, contratamos e convidamos bandas e artistas também da região, como forma de valorizar a cultura local”, disse o organizador, acrescentando que “é importante desenvolver e ter indústrias na região que gerem melhores condições para o produtor rural, projetos, recursos empenhados, incentivo fiscal e subsídio. É um período em que a gente traz evidência de todas as necessidades, as conquistas que o produtor teve durante o ano e pensar o que vai ser daqui para frente”, destacou Wagner.

PROGRAMAÇÃO
 
Sábado (9) 
20h – Show com Pâmela Góes
22h – Show com Adilson e Paulinho

Domingo (10)
13h – Brincadeiras com as crianças 
14h – Bingo 
14h30 – Palestra “A pecuária de leite no movimento de superação”
17h15 – Palestra “A importância do leite e seus derivados na alimentação humana”
18h – Homenagens aos produtores 
19h – Corte do queijão 
20h – Show com Forró Rasga Saia

Localização

A comunidade de Espírito Santinho está localizada no 13º distrito de Campos dos Goytacazes-RJ, denominado Santo Eduardo, a aproximadamente 70 km do Centro da cidade, sendo o distrito mais distante, fazendo divisa com o estado do Espírito Santo.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp