06/12/2023 às 10h38min - Atualizada em 06/12/2023 às 10h38min

Centro recebe mutirão de combate ao Aedes aegypti nesta quinta

O objetivo é eliminar o maior número possível de focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya

Jornal Aurora - Redação
PMCG
O Centro de Campos recebe, nesta quinta-feira (7), o grande mutirão multissecretarial de combate ao Aedes aegypti. Parte da campanha “Dengue Aqui Não”, a ação terá como base das atividades de educação em saúde e trabalho de campo o Centro Educacional Municipal do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Açúcar de Campos (CEMSTIAC), situado na rua Lacerda Sobrinho.

O mutirão terá início às 9h e envolverá aproximadamente 200 servidores, entre agentes de combate às endemias e funcionários de secretarias e departamentos públicos com atividades afins.

O objetivo é eliminar o maior número possível de focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, por meio de visita domiciliar, com recolhimento de inservíveis e/ou materiais que possam se tornar criadouros do Aedes aegypti, aplicação de larvicida, bloqueio aeroespacial com carro fumacê e bomba costal.

Assim como nos mutirões anteriores, um drone será utilizado para o georreferenciamento (mapeamento aéreo) das caixas d’água sem tela e para vistoriar as áreas de difícil acesso, auxiliando no serviço dos agentes de combate a endemias.

“Os mutirões estão sendo realizados em áreas estratégicas e têm por objetivo impedir a proliferação do mosquito, principalmente no período de chuva e altas temperaturas”, explica o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos.

A programação contará, ainda, com panfletagem e ações educativas, como palestras e orientações em saúde. Essas atividades têm apoio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e Guarda Civil Municipal (GCM).

Também haverá participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Ordem Pública, por meio do Departamento de Posturas, no que tange à fiscalização e notificação de borracharias, oficinas, ferros-velhos, recicladoras, terrenos baldios, carros abandonados e mobiliários, além da Subsecretaria de Limpeza, Parques e Jardins, com serviço de limpeza.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp