06/12/2023 às 09h30min - Atualizada em 06/12/2023 às 09h30min

Museu Histórico de Campos recebe exposição do artista plástico Luiz Índio Azevedo

Acervo de “História da nossa terra contada em miniatura” apresenta personagens e prédios que representam a identidade campista

Jornal Aurora - Redação
PMCG
‌A exposição “História da nossa terra contada em miniatura”, com criações do artista plástico Luiz Índio Azevedo, foi aberta, na manhã desta terça-feira (5), no Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG), na Praça do Santíssimo Salvador. A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas e a coordenadora do Museu, Graziela Escocard, foram as primeiras a visitar a exposição que ficará em cartaz até o dia 10 de janeiro de 2024.

Em exibição na sala de exposições temporárias do MHGC, o acervo de “História da nossa terra contada em miniatura” apresenta personagens e prédios que representam a identidade campista. Esculturas retratam os Indígenas da região, concebidas por meio da utilização de arame, durepox, couro, madeira, espelho e conchas. Outro destaque da exposição é a reprodução da capa para o livro “Subsídios para a história dos Campos dos Goytacazes”, de Julio Feydit, considerado grande documento de registro da história do município.

“O material nos provoca encantamento imediato. Luiz retrata, também, prédios históricos do município, como o Farol de São Tomé, o Palácio Nilo Peçanha, sede da Câmara de Vereadores; o Solar do Visconde de Araruama, que abriga o Museu e o Solar do Colégio, sede do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho. Recomendo a visita, pois a viagem que ela nos oferece é magnífica”, ressalta a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.

Para Luiz Índio, o destaque da exposição é a escultura “A economia da Baixada Campista”, que retrata a colonização do referido território. “A obra mostra os índios, a produção agrícola e as olarias. Por fim, vemos o Farol de São Tomé”, detalha o artista, que nasceu em Baixa Grande.

A coordenadora do MHCG, Graziela Escocard, convida a comunidade a visitar a exposição. “Durante a semana, o Museu funciona de terça à sexta-feira, das 10h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, o equipamento recebe visitas das 9h às 14h. O agendamento da visitação de grupos é realizado por meio do telefone (22) 98179-4455”, pontua.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp