03/12/2023 às 17h31min - Atualizada em 03/12/2023 às 17h31min

Prefeitura de Campos premiada pela excelência na gestão fiscal e contábil

O prêmio Heraldo da Costa Reis reconhece o gestor do município e os profissionais da contabilidade que atuam nesse segmento prestam relevantes serviços para a boa Administração Pública

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A Prefeitura de Campos recebeu o “Prêmio Contador Heraldo da Costa Reis-Qualidade na Informação Contábil e Fiscal do Setor Público”. A premiação é concedida pelo Conselho Regional de Contabilidade-Seção Rio de Janeiro, em função da excelência de qualidade na gestão fiscal e na transparência, verificadas pela autarquia federal que realiza a 60ª Concerj (Convenção de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro) no anfiteatro do Centro de Convenções do Rio. ‌

O prêmio Heraldo da Costa Reis é uma forma de eternizar essa figura tão importante para a Contabilidade Pública. Reconhece o gestor do município e os profissionais da contabilidade que atuam nesse segmento prestam relevantes serviços para a boa Administração Pública, no desempenho de sua função de atender aos interesses da sociedade. E geram informações para a tomada de decisão, controle e transparência.

O secretário de Transparência e Controle, Rodrigo Resende, representou o prefeito Wladimir Garotinho na solenidade de premiação.

“Esse prêmio é resultado de um trabalho feito de forma séria e por um município que visa o melhor para sua população, com uma gestão séria protagonizada pelo prefeito Wladimir Garotinho e o vice-prefeito Frederico Paes. O prêmio não é apenas da prefeitura, e sim de todos os campistas”.

Além da gestão estar em primeiro lugar no Conselho de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro - CRCRJ, o município também está em primeiro lugar no Estado no ranking do SICONFI - Secretaria do Tesouro Nacional, está entre os 25 melhores municípios em desenvolvimento no índice da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e ainda teve todas as contas do Governo aprovadas por unanimidade pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. 

O Secretário relata que já no primeiro ano de gestão do atual governo, as contas da Prefeitura de Campos foram aprovadas pelo TCE-RJ graças à nova metodologia implementada na gestão fiscal e administrativa, com a introdução da nova inovação e na capacitação dos servidores com foco na transparência.

No final de outubro o nome de Campos foi destaque no Estado em função do salto de 50 posições IGFF (Índice de Gestão Fiscal da Firjan). Campos figurava na 73ª posição e saltou para a 23ª posição na atual gestão, graças ao modelo de gestão implementado, com ênfase na transparência e austeridade no controle das contas.

Indagado sobre as principais medidas adotadas para o controle das contas públicas na atual gestão da Prefeitura, o Secretário Rodrigo Resende ressaltou serem muitas porque “são inúmeros procedimentos adotados nos setores financeiros e fiscais” e apontou:

‌“Podemos destacar algumas medidas que os auditores e observadores avaliam para que Campos esteja alcançando posição de destaque na gestão fiscal e na eficiência e transparência na gestão: Na área da Educação estamos aplicando recursos acima dos 25% do orçamento previsto, conforme a legislação federal; também na área da Saúde a estamos fazendo a aplicação dos recursos orçamentários bem acima do índice constitucional; temos obtido bom êxito no equilíbrio das contas públicas. Certamente que a diminuição do déficit público herdado da gestão anterior, com a paralela recuperação de receitas próprias do município também tem peso preponderante na boa avaliação que Campos tem conquistado no ranking fluminense”, enumerou Rodrigo Resende.‌

Além de Rodrigo Resende, compareceram na premiação o subsecretário Geral da pasta, Luis Fernando de Alvarenga Leandro, o subsecretário de Custos,  Mário Lopes Machado Júnior e a Contadora Geral do Município, Ana Paula Bernades.  
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp