28/11/2023 às 12h13min - Atualizada em 28/11/2023 às 12h13min

Rede de Atenção Psicossocial é fortalecida em Campos com inauguração do CAPS III

Unidade foi entregue pelo prefeito Wladimir Garotinho que, durante a solenidade, anunciou que o município se prepara agora para implantar um serviço de atendimento imediato às vítimas de AVC

Jornal Aurora - Redação
PMCG
O prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado do vice-prefeito, Frederico Paes, do secretário de Saúde, Paulo Hirano, e demais autoridades, inaugurou na noite desta segunda-feira (27), o Centro de Atenção Psicossocial- CAPS III Dr. Makhoul Moussallem.

O equipamento está situado na Rua Ewerton Paes da Cunha, número 5, no Parque Califórnia, no espaço que abrigou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Salo Brand. O imóvel foi adaptado e equipado para o funcionamento em tempo integral. Nele irão atuar médicos, psicólogos, assistente social, enfermeiros, técnicos de enfermagem, além do pessoal administrativo e de apoio.

Com a inauguração do novo equipamento, o município passa a contar com dois CAPS de nível III, cujo diferencial do CAPS II é o funcionamento 24h. O outro CAPS III Dr. Romeu Casarsa funciona na Rua Dr. Siqueira, número 152, no Parque Tamandaré. Já o CAPS II está situado à Rua André Luís, número 54, no Jardim Carioca.

O nome da unidade homenageia um dos mais renomados neurocirurgiões do Brasil, Makhoul Moussallem, que morreu aos 75 anos de idade, em julho de 2020, vítima da Covid-19. O prefeito Wladimir Garotinho agradeceu a presença de alguns familiares do médico na solenidade. "Não tive uma relação muito próxima com Dr. Makhoul, mas ele sempre foi cordial comigo quando a gente se encontrava. Assim deve agir um político, apesar das divergências", disse o prefeito, se referindo as três vezes em que o médico foi candidato a prefeito de Campos em lados opostos.

Wladimir disse se lembrar de ter sido procurado por Dr. Makhoul quando foi eleito deputado federal. 

Ele me procurou para perguntar se eu não conseguiria recursos para implantar em Campos, um serviço chamado “Stroke”, para atendimento imediato às vítimas de AVC, a exemplo do que ocorre hoje com o SOS Coração, que tem salvado muitas vidas vítimas de Infarto Agudo do Miocárdio. Naquela ocasião, não consegui uma emenda parlamentar para realizar o sonho dele, mas hoje posso dizer que o governo está trabalhando, juntamente com a equipe da Saúde, para a implantação desse serviço", contou o prefeito, ressaltando não se esquecer de uma frase dita pelo médico que ficou como maior lição para ele.

"Dr. Makhoul falava que era louvável dizer sim e depois dizer não, mas deplorável dizer não e depois sim", acrescentou Wladimir. Em relação ao CAPS III, o prefeito disse que, com o fechamento do Hospital Psiquiátrico Dr. João Viana, Campos ficou com uma lacuna na assistência aos pacientes em sofrimento mental.

"A inauguração desse CAPS representa um avanço na política pública. Nenhum município, que eu tenha conhecimento, evoluiu tanto na assistência à Saúde como Campos", afirmou Wladimir, cuja gestão foi elogiada pelo secretário de Saúde, Paulo Hirano.

Segundo o secretário, Wladimir tem conseguido realizar melhorias que eram inimagináveis há quase três anos atrás.

"Temos avançado por causa da sua força política. Agradeço a Deus por poder participar desse momento e a você pela confiança em mim depositada e por entender a importância que tem o segmento da saúde mental", afirmou Paulo Hirano, que considerava Dr. Makhoul um amigo.

O vice-prefeito, Frederico Paes, fez coro com o secretário. "Era um amigo presente em minha vida e meu conselheiro. Entrou para a política com a missão de ajudar aos mais necessitados", disse.

Vera Marques, esposa do médico, agradeceu a homenagem. "No início não entendi bem porque um dispositivo de saúde mental levaria o seu nome, mas acho que Makhoul foi o neurocirugião de cabeça e coluna mais psiquiatra que conheci".

Também presente à solenidade, o médico do trabalho, Bassam Moussallem, irmão de Makhoul, considerou a homenagem justa e merecedora. Ele estava acompanhado de um dos filhos do médico, Felipe Moussallem, e de netos.

A assessora chefe da Gerência de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Cristiane Loysa Vasconcelos Ferreira, agradeceu ao prefeito pela inauguração do segundo CAPS III.

"O equipamento vem para fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Os desafios são muitos, mas nossa vontade de acertar é maior".

Já a coordenadora do CAPS III, Fátima Siqueira, explicou que o novo dispositivo não se trata de uma emergência psiquiátrica, mas contará com sete leitos de enfermaria.

"Os familiares dos usuários em crise deverão buscar um primeiro atendimento em uma Unidade Pré-Hospitalar do município. Após a estabilização, havendo necessidade, o paciente poderá ser encaminhado para um dos CAPS", disse Fátima, ao lado da diretora das UPH, Bruna Vassimon.

Bruna explicou que o Pronto-Socorro Psiquiátrico da Saldanha Marinho foi desativado, mas como a unidade é uma UPH 24h, o paciente em crise pode ser levado para lá. "O primeiro atendimento desse usuário é em uma das UPH", disse.

Estavam também presentes na solenidade o subsecretário municipal de Saúde, Marcos Gonçalves, o superintendente do Hospital Geral de Cuarus (HGG), Vitor Mussi, secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira, secretário de Obras, Fábio Ribeiro, e os vereadores Marcione da Farmácia, Paulo Arantes, Juninho Virgilio, cabo Alonsimar, Bruno Pezão, Marquinho do Transporte e Silvinho Martins.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp