24/11/2023 às 11h39min - Atualizada em 24/11/2023 às 11h39min

Mais de 1.600 imóveis vistoriados durante mutirão no Parque Guarus

Foram eliminados 26 focos do mosquito Aedes aegypti, recolhidos 200 sacos de lixo contendo inservíveis e quatro caixas dágua foram vistoriadas e teladas

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Nesta quinta-feira (23), agentes de combate às endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estiveram no Parque Guarus em mais um mutirão de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além do trabalho de campo, a equipe do setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC) ministrou palestra para alunos no Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Maestro Villa Lobos, como parte da ação de hoje.



Como resultado da ação, 1.682 imóveis foram visitados, sendo 371 foram tratados com larvicida, 26 focos encontrados e 35 pneus recolhidos. Foram recolhidos 200 sacos de lixo contendo inservíveis e quatro caixas dágua foram vistoriadas e teladas. Também foi realizada panfletagem com a participação da Banda de Fanfarra da Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia (Seduct).

Para o diretor do CCZ, Carlos Morales, o trabalho tende a se intensificar com a chegada do verão e com o aumento das temperaturas. Segundo o diretor, o órgão está atento às notificações dos casos prováveis de arboviroses no município.

“Não paramos de trabalhar para a população e essa ação aqui é um retrato de como tratamos a saúde pública. Mais mutirões como esse acontecerão até o fim do ano, pois sabemos o quanto esse período é perigoso e, historicamente, apresenta altos índices de infestação do aedes. Nosso trabalho é impedir que essa proliferação aconteça e contamos sempre com o auxílio da população”, destacou o diretor, reafirmando o compromisso do CCZ de continuar os mutirões até o fim do ano, visando baixar ainda mais os índices de infestação predial do mosquito transmissor.

Diretora geral do Ciep Maestro Villa Lobos, a professora Vanuza Helena Santos destacou a importância da conexão com as crianças da escola pública. 

“Nossas crianças já conhecem o trabalho de combate ao mosquito da dengue e outros como o de reciclagem. A visita de hoje é importante para colocá-las dentro desse contexto. Ensinando a lavar os potes com água, a evitar água em pratos de plantas e como tratar o lixo. Elas repetirão em casa e nos ajudarão nesse trabalho”, disse a diretora.

Capitaneando o trabalho do IEC na ação de hoje, o monitor Rafael Scheiner alertou para a necessária integração do CCZ com a comunidade através das palestras nas escolas e do trabalho de informação e educação realizado pelo órgão. “Nosso trabalho nas escolas e pelas comunidades por onde passamos tem o objetivo de educar e informar a população sobre o nosso serviço e como podem nos ajudar. Somos facilitadores nesse processo. O trabalho de divulgação das nossas ações ajuda os agentes que estão de casa em casa todos os dias”, finalizou.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp