22/11/2023 às 09h01min - Atualizada em 22/11/2023 às 09h01min

Navegando na Poesia leva cultura para escolas municipais

Na semana passada, o projeto levou magia e encantamento para os alunos do Ciep Brizolão Pedro Álvares Cabral, na Terra Prometida

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Na próxima quinta-feira (23), o projeto Navegando na Poesia vai estar na E.M. Lídia Leitão, e no dia 8 de dezembro, na E.M José de Azevedo, em Ponta Grossa. Na semana passada, o projeto levou magia e encantamento para os alunos do Ciep Brizolão Pedro Álvares Cabral, na Terra Prometida. O evento contou com a participação do secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, e da assessora técnica, Catia Mello. O educador Lucas Xavier abriu a apresentação mostrando como funciona o projeto e também prestou os agradecimentos ao público presente, à gestão da escola, à Associação Raízes e à Petrobras. Logo em seguida, os alunos dos 3º, 4º e 5º ano declamaram suas poesias.

A Companhia Chirulico levou um espetáculo circense, com muita música, mágica e diversão para as crianças. Em paralelo às apresentações do projeto, o evento contou com carrinhos de pipoca e algodão doce, além da cama elástica para as crianças se divertirem. A apresentação terminou com o Navegando na Poesia, convidando a todos para o estande de avaliação de eventos mostrando que a poesia pode ser aprendida e construída não só a partir da literatura, mas na dança, música e demais expressões artísticas.

“É muito bom ver essa criançada envolvida com a arte e a cultura, de forma tão ampla. Educação não se faz apenas na sala de aula. Essa experiência com o mundo da poesia é essencial para que possam conhecer outras formas de linguagem e também possam despertar para a leitura e a Literatura. A parceria com o Navegando na Poesia é, sem dúvida alguma, um presente para toda a Rede Municipal”, pontuou o secretário.

A coordenadora de Educação do Projeto Navegando na Poesia, Alcimere Siqueira, destacou que o festival de poesia, em suma, foi muito especial para todas as famílias presentes, pois foi compartilhado um momento único, no qual as crianças e adultos entraram no mundo do teatro e na arte, saboreando um pouco do jeitinho de fazer poesia.

"Nossa manhã em companhia das crianças, professores, direção e funcionários do Ciep com a parceria maravilhosa Navegando e Cia Chirulico, trouxe alegria e muita diversão, com as crianças cantando e declamando as suas poesias. A vivência da Leitura e da Escrita é riqueza poderosa, potencializando a cidadania e trazendo beleza para o dia a dia. O Festival de Poesias foi rico e participativo, com a colaboração de todos", disse a coordenadora.

Gestora do Ciep, Josiani da Silva Cruz dos Santos, disse que o projeto é muito importante para a comunidade escolar. “A manhã foi marcada de alegria e diversão das crianças, com declamações de poesias, construídas por elas, e contou com a presença da Cia. de Palhaços Chirulico, que permitiu que crianças e adultos, por aquelas horas, só curtissem as maravilhas da Poesia e da palhaçaria. Nossa Escola esteve em festa, porque nada é mais agradável do que sentir a alegria das crianças! Vale salientar que o projeto é de suma importância para nossa comunidade”, finalizou.

O Navegando na Poesia visa promover o acesso à leitura e à escrita por meio de atividades lúdicas e participativas nas escolas públicas, levando em consideração a cultura local e regional. O projeto atua em 43 escolas da rede pública de 11 municípios da Bacia de Campos: São Francisco de Itabapoana, São João da Barra Campos dos Goytacazes Quissamã, Carapebus, Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp