19/11/2023 às 10h23min - Atualizada em 19/11/2023 às 10h23min

Saúde alerta para os cuidados com as crianças com a onda de calor

Reforçar a hidratação, com a ingestão de água e sucos naturais, consumir comidas leves e comer frutas são algumas das recomendações

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Diante da onda de calor que vem atingindo grande parte das cidades brasileiras, autoridades de saúde, em Campos, fazem um alerta aos pais e responsáveis para que redobrem os cuidados com as crianças. Para enfrentar as altas temperaturas, algumas recomendações são reforçar a hidratação, com a ingestão de água e sucos naturais, consumir comidas leves e comer frutas.

A pediatra Beatriz Rangel Rufino dá outras dicas como evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, usar roupas frescas e com proteção ultravioleta, boné ou chapéu e filtro solar, que deve ser aplicado a cada três horas. “Os bebês menores de 6 meses não devem ser expostos diretamente ao sol. Como o protetor solar só é indicado a partir dos 6 meses, a gente contraindica a exposição direta ao sol”, disse. 

Em relação aos maiores de 6 meses, a médica informou que eles não devem ser expostos por tempo prolongado ao sol e, de preferência, antes das 9h e após às 16h. “Os bebês têm a pele bem sensível. Se está muito calor, eles sentem muito calor. O mesmo ocorre no frio”, acrescentou.  

Beatriz, que é médica plantonista no Pronto-Socorro Pediátrico do Hospital Plantadores de Cana (HPC), disse que tem observado nos últimos dias, devido à onda de calor, um aumento nos casos de gastroenterite, cujos sintomas mais comuns são diarreia, vômito e dor abdominal.

“Tenho atendido também muitas crianças com otite, que é uma inflamação em uma das regiões do ouvido. Esse aumento se deve aos banhos prolongados de piscina”, explicou Beatriz, citando ainda a conjuntivite e as lesões de pele, como o impetigo, decorrente da picada de insetos.

A médica chama a atenção para outras doenças comuns em crianças como a desidratação, que é a perda de líquido do corpo além do normal, e a insolação causada pela exposição excessiva ao sol. “Quando a gente começa a sentir sede é porque já está um pouco desidratada e, por isso, a hidratação preventiva é importante”, afirmou.

Anna Gabrielly Franco, mãe do pequeno Lorenzo, que completa 11 meses no próximo dia 25, contou que adota todos os cuidados citados pela pediatra. “Além de gostar de praticamente todas as frutas, ele bebe bastante água e suco. Também não tenho problema na hora do banho, pois adora brincar na água. Comprei uma piscininha de plástico e, quando a temperatura está alta, deixo ele se refrescar na sombra”, disse a mãe.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp