08/11/2023 às 14h58min - Atualizada em 08/11/2023 às 14h58min
Campeonato Brasileiro de Marcha Batida acontece em Campos até o próximo domingo
Evento da raça Mangalarga Marchador teve início nesta terça-feira (07) e seguirá até o próximo domingo (12), no Rancho Gabriela
Jornal Aurora - Redação
PMCG
Acontece em Campos o 37º Campeonato Brasileiro de Marcha Batida (CBM – Batida). O evento, que segue até o próximo domingo (12), no Rancho Gabriela, é uma organização da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), em parceria público-privada com a Prefeitura de Campos e com o Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Campos. O anúncio da realização do campeonato foi feito pelo prefeito Wladimir Garotinho.
Nesta edição, o CBM – Batida tem a participação de 574 animais e de 245 expositores de 12 estados da federação, entre eles Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Concomitante ao 37º CBM, acontece também a 1ª Exposição especializada de Campos. A entrada no evento é gratuita.
De acordo com a secretária de Turismo, Patrícia Cordeiro, a realização do 37º Campeonato Brasileiro de Marcha Batida demonstra que o município está preparado para receber eventos de grande porte.
“É uma determinação do prefeito Wladimir Garotinho que o turismo seja encarado de forma ampla, otimizando todos os eixos, entre eles o turismo de eventos. Campos hoje reúne todos os critérios para atrair grandes eventos, e conseguimos demonstrar isso quando entramos na disputa com outras cidades do Brasil para receber o Campeonato Brasileiro de Marcha Batida, sendo este o segundo maior evento do país da raça Mangalarga Marchador. São dezenas de estados representados, com cerca de 600 animais, uma vasta programação cultural, competições e provas, empresas parcerias participantes, sendo esta uma oportunidade de fomento da economia local e mostrar todo o potencial que o município possui para atrair grandes investidores”, disse Patrícia Cordeiro.
Para a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, o CBM em Campos reforça o potencial do Mangalarga Marchador nas terras fluminenses. “Realizar o nosso CBM em Campos é uma oportunidade de fomentar a expansão da raça e mostrar ainda mais as qualidades do Mangalarga Marchador, um cavalo dócil, versátil e genuinamente brasileiro”, pontuou.
PROGRAMAÇÃO – Também integra a programação da raça em Campos, a 11ª edição do Marchador Fest, que premiará na quinta-feira, 09 de novembro, os destaques do Ranking do último Ano Hípico com os melhores animais (macho, fêmea, reprodutor, reprodutriz e castrado) da raça Mangalarga Marchador de Marcha Picada e Batida, e ainda os melhores criadores, expositores e criadores não expositores de Marcha Picada e Batida por regiões e estado, além dos núcleos e leiloeiras.
SOBRE A RAÇA – Com mais de dois séculos de história, o Mangalarga Marchador é uma raça de cavalos tipicamente brasileira que surgiu no Sul de Minas Gerais pelo cruzamento de cavalos da raça Alter, vindos da Coudelaria de Alter Chão em Portugal, com éguas da região mineira. Com aproximadamente 720 mil animais, é regida pela Associação Brasileira dos criadores do Cavalo Mangalarga Marchador. A entidade conta hoje com mais de 23 mil associados e realiza cerca de 650 eventos anuais.