03/11/2023 às 08h56min - Atualizada em 03/11/2023 às 08h56min

São João da Barra abre inscrições para o programa de bolsas universitárias

Anúncio foi feito pela prefeita Carla Caputi nesta quarta-feira; prazo começa na próxima segunda e vai até sexta-feira

Jornal Aurora - Redação
PMSJB
A Prefeitura de São João da Barra inicia na próxima segunda-feira, 6, o cadastro para os estudantes universitários que queiram participar do Programa Municipal de Incentivo ao Ensino Universitário, o Cartão Universitário. O prazo vai até sexta-feira, 10. Os interessados devem acompanhar o Diário Oficial do Município (aqui) para obterem as informações sobre o processo de inscrição. O anúncio da abertura de novas bolsas universitárias foi feito nesta quarta-feira, 1º, pela prefeita Carla Caputi.

— O incentivo à educação é prioridade no nosso governo, desde as primeiras séries, que oferecemos na rede municipal em ensino de excelência, até o acesso ao ensino superior, ajudando os sanjoanenses a se prepararem para o mercado de trabalho e a terem acesso ao conhecimento nas mais diversas áreas — declarou a prefeita.

Os critérios para ter direito ao Cartão Universitário no segundo semestre de 2023 estão especificados no decreto 51/23, de 20/06/2023. Entre eles estão não possuir renda familiar mensal suficiente para custear o curso de graduação, sem prejuízo do seu sustento e de sua família, o que deverá ser comprovado por declaração e/ou apresentação de comprovantes de rendimentos. O município poderá solicitar documentação complementar e/ou encaminhar assistente social à residência do requerente para emissão de relatório técnico-social sobre a sua condição familiar. O aluno deve também estar matriculado em instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e residir no município de São João da Barra há pelo menos três anos, o que deverá ser comprovado por meio de declaração de duas testemunhas que residam na mesma localidade. Confira o decreto (aqui).

A seleção dos beneficiários será realizada pela Comissão Municipal de Avaliação de Bolsas (Comab), designada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os valores individuais das bolsas de estudos variam de 40% a 100%, observando os critérios que constam do decreto 51/23.

O benefício das bolsas de estudos será suspenso caso o estudante tranque a matrícula ou não efetue o pagamento à instituição. A suspensão ocorre também se for comprovada falsidade na apresentação dos documentos ou na prestação das informações necessárias à inscrição no programa

— Temos todos os critérios estabelecidos em decreto municipal para que o programa seja destinado de fato aos sanjoanenses que querem a oportunidade de cursar o ensino superior e não possuem condições para o custeio das mensalidades. A comissão de avaliação analisa criteriosamente cada caso e os estudantes que atendam aos critérios são aprovados e inscritos neste programa que tem sido tão importante para muitos sanjoanenses — disse a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues.


 

 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp