03/11/2023 às 08h50min - Atualizada em 03/11/2023 às 08h50min

Novembro Azul: campanha foca na garantia dos cuidados à saúde do homem

Novembro também é o mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Novembro é o mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Além disso, a campanha “Novembro Azul” tem como foco a garantia dos cuidados relacionados à saúde da população do sexo masculino.

O coordenador do serviço de Urologia do Hospital Geral de Guarus (HGG) e coordenador do Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem, Felipe Dias, informou que a neoplasia prostática não tem sintoma específico, a não ser quando já está muito avançado, o que dificulta a cura. Nessa fase, os sintomas costumam ser dores ósseas, sangramento na urina, dificuldade para urinar, vontade de urinar com frequência, dor na região infraumbilical, entre outros desconfortos.

“A campanha ‘Novembro Azul’ passou a ver o homem como um paciente completo, tendo outras doenças como foco, não apenas o câncer de próstata. Mas, é importante falar da doença, principalmente na prevenção, que se baseia basicamente no exame de rotina que é a dosagem de Antígeno Prostático Específico (PSA), o toque retal e, quando houver necessidade, o ultrassom, ressonância e biópsia”, pontuou o médico.

O especialista explica que quanto mais velho for o homem, maior a prevalência de câncer de próstata incidental, ou seja, quando o paciente nem sequer sabe que foi acometido pela doença. Ele recomenda que, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com histórico familiar positivo para carcinoma de próstata (parente de primeiro grau: pai, irmão e tio) ou acima de 50 anos, para população geral, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao especialista avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos e sobre o exame de sangue Antígeno Prostático Específico (PSA). “O maior fator de risco é o envelhecimento e o histórico familiar. Outros fatores incluem obesidade e raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer”, informou.

Segundo Dias, os cuidados necessários para a prevenção desse tipo de câncer se resumem em bons hábitos alimentares, diminuição no consumo de gorduras de origem animal e de bebidas alcoólicas e não fumar, além de fazer o exame anual.

“Viver a vida mais saudável possível, evitar a obesidade, controlar as comorbidades, o diabetes e a hipertensão, além de ter uma alimentação equilibrada, já que existe uma correlação do consumo exagerado de gordura animal à maior exposição ao câncer de próstata”, finalizou o urologista.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp