02/11/2023 às 09h33min - Atualizada em 02/11/2023 às 09h33min

Campos é o 4º município do RJ na geração de empregos formais

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego

Jornal Aurora - Redação
PMCG
O município de Campos saltou do 7º para o 4º lugar no ranking de municípios que mais geraram empregos com carteira assinada até setembro de 2023, ficando atrás da capital Rio de Janeiro, Magé e Macaé. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, o município apresenta desempenho muito bom em relação à geração de novas vagas de emprego.  Em nove meses, Campos já superou todo ano de 2022 em saldo de empregos formais. Em 2022, foram 4.102 novos postos de trabalho no ano inteiro e, até o mês de setembro de 2023, pulou para 5.242 postos, superando o total em 28% antes mesmo do ano acabar.

Foram criadas 400 vagas, das quais 366 no Setor de Serviços. A Construção Civil tem sido impulsionada pelas obras públicas e privadas realizadas no município, gerando 110 vagas. Já o comércio criou 74 vagas, com perspectiva de crescimento nas vésperas das festas de fim de ano.

Para o secretário de Qualificação e Emprego, Felipe Knust, os dados do Caged mostram que Campos continua em um cenário muito positivo, tanto na região quanto no estado. “Campos hoje figura na 4ª colocação da geração de empregos no estado do Rio de Janeiro, fruto das políticas públicas implementadas e do bom ambiente de negócios que existe na cidade. Os empresários estão acreditando no município, investindo em seus negócios. Um olhar mais especial para o Setor de Serviços, que continua contratando mais. Um exemplo é a inauguração de um hospital da rede privada, que representa mais de 400 empregos gerados de forma direta. Campos figura como cidade-polo na região no Setor de Serviços. A expectativa é que a gente feche o ano em dezembro superando novos recordes de empregabilidade no município”. 

O diretor de Indicadores Econômicos e Sociais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campos, o economista Ranulfo Vidigal, também falou sobre a importância das obras públicas neste resultado.

“Certamente, as obras públicas da Prefeitura de Campos estão influenciando nos números da Construção Civil. Considero que este resultado é fruto de uma sequência de fatores: primeiro, destaco o processo de estabilização financeira da Prefeitura e sua influência sobre a autoestima da população. Na sequência, temos a expressiva recuperação dos serviços pessoais, onde predominam os pequenos empreendedores. Serviços em alta, o que trouxe impacto positivo no valor salarial das novas contratações, aumentando a massa salarial no município e gerando mais receita própria, que permitiu a recuperação salarial dos servidores públicos. Somos a oitava economia do estado do Rio, mas estamos na quarta colocação na geração líquida de empregos este ano”, destaca Ranulfo Vidigal.  

Outro fator importante neste processo é a folha salarial da Prefeitura, que contribui para a geração de vagas no comércio local. Fatores que também contribuíram foram o início da queda na taxa de juros, renegociação das dívidas financeiras dos consumidores e aumento dos salários nas novas contratações do setor privado.

Ranulfo ressalta, ainda, que as obras públicas municipais totalizaram mais de R$ 120 milhões no penúltimo bimestre. “E vão continuar crescendo, com novas intervenções urbanas nos bairros. São Bairros Legais, construção de creches, escolas, novos calçadões, reforma de hospitais, revitalização de praças, recapeamento de estradas, entre outros investimentos de infraestrutura”, disse o economista, lembrando que o município tem uma gestão que honra os compromissos e mantém dos pagamentos em dia.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp