30/10/2023 às 19h52min - Atualizada em 30/10/2023 às 19h52min

Prefeito Wladimir denuncia que assessores parlamentares da oposição recebem benefício do Cartão Goitacá

Jornal Aurora - Gabriela Barros
O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, denunciou nas suas redes sociais, que três assessores parlamentares da Câmara Municipal de Campos, estariam recebendo de forma irregular o benefício do Cartão Goitacá. Um dos beneficiários seria assessora do presidente da Câmara de Vereadores, Marquinho Bacellar. 

''Olhando a relação do Cartão Goitacá, descobri uma coisa interessante. Tem três assessores parlamentares da Câmara de Vereadores de Campos recebendo o Cartão Goitacá. E pasmem, todos vereadores de oposição. Vou tomar as medidas internas na Secretaria para saber onde essas pessoas se cadastraram, como se cadastraram. Obviamente eles serão cortados. Isso é para você ver que a prefeitura faz o seu papel todo mês, cruzando as informações para só receber o cartão quem realmente precisa”, disse o prefeito. 

Nesta segunda-feira (30), um pouco antes da nova declaração do prefeito Wladimir, Marquinho Bacellar também publicou um vídeo nas suas redes sociais.

“Estou aqui fazendo esse vídeo não para rebater o prefeito, mas sim para dar uma satisfação a toda a população de Campos. A primeira coisa que fiz nesta segunda-feira pela manhã, foi ir ao RH da Câmara e bater nome por nome dos funcionários da Casa, depois bater nome por nome no site da Secretaria de Desenvolvimento Humano. Não consta hoje na lista que está no site da Secretaria, nome de nenhum funcionário da Câmara, seja da base do prefeito ou de oposição”, disse Bacellar. 

Em resposta a Marquinho Bacellar, o prefeito Wladimir publicou um novo vídeo apontando uma assessora do presidente da Câmara como beneficária do programa social. 

“Quando eu disse que tinha assessores parlamentares recebendo o Cartão Goitacá, o presidente da Câmara resolveu fazer um vídeo dizendo que é mentira, que é fake news. Eu acho que ele pesquisou pouco. E aí, presidente, queria lhe pedir a gentileza de exonerar do seu gabinete a Andreza, nomeada em março de 2023. Ela está até hoje recebendo o Cartão Goitacá e não atualizou o Cadastro Único dela no Governo Federal. Portanto, ela cometeu uma fraude no CadÚnico, que é uma das bases de dados que a Prefeitura usa. Então, peço a gentileza ao senhor a gentileza de exonerá-la e devolver o dinheiro para a Prefeitura”, disse Wladimir.

Ainda nesta segunda-feira (30), após as polêmicas envolvendo o programa social Cartão Goitacá, a Prefeitura de Campos emitiu uma nota oficial.

Confira: 
 
''A Prefeitura de Campos informa que realiza periodicamente cruzamento de dados para verificar se os benefícios concedidos aos inscritos se encontram nos critérios de elegibilidade para a permanência no programa Cartão Goitacá.

Quando são identificadas inconsistências cadastrais, o beneficiário tem o pagamento suspenso, e deve procurar o CRAS ou o CREAS, para atualizar suas informações. Sendo confirmada a perda das condições de elegibilidade, seu nome é excluído do programa. Caso esse beneficiário retorne às condições a de elegibilidade, deve voltar a procurar um dos equipamentos, CRAS ou CREAS.

Importante ressaltar que, como estabelece a Política Nacional de Assistência Social, as informações prestadas ao Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal, são de natureza auto declaratória e que todo o processo de cadastramento de beneficiários no programa é feito com lançamento e sob responsabilidade de assistentes sociais.

A Prefeitura de Campos enfatiza que constatada má-fé, são adotadas as medidas administrativas cabíveis, com informe e o devido encaminhamento dos casos aos órgãos de controle.

A Prefeitura de Campos conclui ressaltando a importância do Programa Cartão Goitacá, alinhado com o que preconiza de Política Nacional de Assistência Social, na defesa das famílias em situação de vulnerabilidade social.'' 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp