21/10/2023 às 09h18min - Atualizada em 21/10/2023 às 09h18min

Ordem Pública relaiza ações de ordenamento em diferentes pontos da cidade

cO trabalho busca manter o ordenamento e a segurança da população, com bares e restaurantes vistoriados e o volume do som avaliado através do aparelho decibelímetro, entre outros

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Mais uma noite de trabalho dedicado ao ordenamento da cidade. Nesta quinta-feira (19) e madrugada de sexta (20), bares e restaurantes foram vistoriados em vários pontos de Campos. Essa é uma ação corriqueira, já que, geralmente, de quinta-feira a domingo é comum encontrar agentes e fiscais da Secretaria Municipal de Ordem Pública nos pontos de maior movimento da cidade.

O trabalho busca manter o ordenamento e a segurança da população, com bares e restaurantes vistoriados e o volume do som avaliado através do aparelho decibelímetro. De acordo com o Código de Postura, cadeiras e mesas não podem obstruir a passagem dos pedestres nas calçadas e vias públicas, por isso, fiscais verificam ainda, uma série de documentos, como por exemplo, alvará de funcionamento atualizado, certificado do Corpo de Bombeiros, licença da Vigilância Sanitária e projeto acústico apresentando a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), já que para ter música ao vivo é necessário garantir que o espaço esteja adequado.

Durante a noite a equipe também atende denúncias como aconteceu nesta ação, quando os agentes foram até um bar na Avenida Alberto Torres, que estava com volume do som acima do permitido. No primeiro contato é dada orientação que, neste caso, resolveu o problema. Já quando responsáveis pelos locais não seguem as instruções, são notificados e em caso de reincidência, multados. 

A ação da Ordem Pública ganha força quando tem o reforço da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Quando as três forças de segurança atuam juntas, acontece a Operação Choque de Ordem, realizada desde fevereiro de 2022. Nestas ocasiões, além das ações da Ordem, a Guarda Municipal cuida do trânsito, notifica e até multa motoristas sem a documentação atualizada e veículos irregulares e estacionados em locais proibidos. A PM atua na repressão dos carros de som e na segurança das ruas, inibindo confusões, brigas, uso e tráfico de drogas, roubos e outros delitos. 

Junto com a PM, a Guarda Municipal e a secretaria de Obras e Infraestrutura, além da Secretaria de Serviços Públicos, acontece a Operação Em Nome da Lei, que retira barricadas em bairros onde há forte atuação do tráfico de drogas. Geralmente, neste caso, a ação devolve locais onde a coleta de lixo e trânsito de ambulância e de carros particulares que precisam estacionar nas suas garagens ficam impedidos.  

E essa é apenas mais uma das ações da Ordem Pública. Em relação à Segurança, a secretaria conta com o Centro Integrado de Segurança Pública, o CISP, que monitora vários pontos da cidade, com uma equipe que trabalha 24 horas de plantão e opera câmeras inteligentes, algumas delas com identificação de placas de veículos. 
  
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp