19/10/2023 às 17h19min - Atualizada em 19/10/2023 às 17h19min
Audiência no MP reuniu o vereador Raphael Thuin, representantes dos órgãos municipais e de segurança para discutirem a " Desordem Pública " na Pelinca
Jornal Aurora - Redação
Com o objetivo de garantir a tranquilidade, segurança e mobilidade dos moradores que residem na Avenida Pelinca e adjacências, o vereador Raphael Thuin, que há um mês solicitou junto ao Ministério Público- MP- uma ação civil pública, foi recebido nesta quarta-feira (18) pelo promotor de Justiça, Marcelo Melo. Também participaram o capitão do 8° Batalhão da Polícia Militar, Wanderson Soares, o secretário municipal de Ordem Pública de Campos dos Goytacazes, Jackson de Souza, o comandante da Guarda Municipal, Wellington Levino e dois moradores da Avenida Pelinca, os advogados Manoel Rego Barros e Maria Elisabete Castro.
A reunião que levou cerca de 3h, foram abordados os problemas do bairro, como o desordem pública, som alto, problemas no trânsito e brigas, entre outras infrações, que vêm tirando o sossego dos moradores.
O promotor de justiça da 2° Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva, Marcelo Melo, pediu uma ação coletiva mais rígida e contínua dos órgãos municipais para sanar de uma vez essa desordem pública, visando garantir aos moradores que seus direitos sejam respeitados.
Os representantes dos municípios responsáveis pela Ordem Pública assumiram o compromisso de realizar a ação coletiva.
No entanto, os responsáveis pela Ordem Pública presentes relataram as dificuldades, como falta de estrutura para realizar o trabalho, como efetivo e viaturas reduzidos. Para completar, o município não disponibiliza de reboque e nem pátio apropriado para conduzir os veículos. As autoridades, destacaram ainda que o município é extenso geograficamente, o que dificulta atender imediatamente as solicitações dos moradores.
O promotor de justiça, Marcelo Melo, ressaltou que se não houver uma ação definitiva, o MP tomará outras providências.
O vereador Raphael Thuin, que vem brigando há mais de dois anos pela retomada da ordem pública nesta região, avaliou a reunião como produtiva, pois defende o diálogo como ferramenta primordial para resolver o problema.
" Como cidadão e vereador entendo as dificuldades que os servidores dos órgãos responsáveis pela Ordem Pública enfrentam para exercerem suas atividades, provocadas pela falta de investimentos do Poder Executivo, como falta de pessoal e viaturas, para atender à população campista em toda a sua extensão territorial. Sabemos que foram adquiridas 12 novas viaturas, mas também temos conhecimento que existe um deficit, já que 20 carros foram recolhidos. Assim como acontece com os guardas municipais, onde 195 concursados serão chamados, mas 150 estão em processo de aposentadoria, ou seja teremos um reforço de apenas 45 novos guardas. Toda esta situação, mostra à falta de planejamento do Poder Público para enfrentar esta situação caótica , numa cidade que tem mais de R$ 1.2 bilhão guardado em caixa", finalizou Thuin.